Nem todos os profissionais têm a sorte de dizer que são felizes com aquilo que fazem ou com o papel que desempenham nas suas organizações. Mas podem sempre tentar melhorar a forma como estão na empresa (e na vida) com alguma ajuda, a começar pelos livros. Aqui ficam algumas dicas.

Para muitas pessoas estar realizado e feliz no local de trabalho é uma ambição diária, nem sempre fácil de alcançar. Ou porque existe um mau ambiente laboral, ou porque as chefias têm mau feitio, ou porque sente-se frustrado com as tarefas que desempenha… os motivos podem ser muitos e diversos. Se é o seu caso, os livros que se seguem, sugestão da Forbes americana, fornecem dicas e conselhos que o farão sentir-se melhor seja qual for o cargo que ocupa na empresa.

Building: Lessons Learned in Real Estate & Life, Brian Watson
Para muitos profissionais uma das maiores alegrias que tiveram foi construir uma empresa a partir do zero. Neste livro o autor compara esse processo à construção de um arranha-céus: estabelecer uma base sólida, reunir materiais de qualidade e delinear a sua visão numa planta. Este livro contém informação para quem quer iniciar uma empresa própria ou dar um boost à sua vida.

How We Work: Live Your Purpose, Reclaim Your Sanity, and Embrace the Daily Grind, Leah Weiss
Professora na Business School da Universidade de Stanford, a autora deste livro sugere aos que lutam para serem felizes no trabalho que definam uma “missão pessoal” e que descubram forma de garantir que está alinhada com o que fazem. E recomenda técnicas de mindfulness úteis para quem procura maior satisfação na profissão.

Dare to Inspire: Sustain the Fire of Inspiration in Work and Life, Allison Holzer, Sandra Spataro, Jen Grace Baron
As autoras deste livro admitem que a inspiração pode parecer passageira, mas não estão prontas para desistir. Com base em exemplos de histórias de negócios de sucesso, fornecem um guia para encontrar – e manter – a motivação.

No Place Like Known: A Journey of Self-Discovery, Chasing Dreams, and Finding Home Right Where You Are, Megan Valentine
O início de uma carreira pode ser marcado por alguns momentos de dúvidas onde alguma orientação é sempre bem vinda para continuar em frente e atingir objetivos. Megan Valentine ilustra os benefícios que podemos ter quando enfrentamos os nossos receios e ousamos sonhar sem hesitar.

Discover Joy in Work: Transforming Your Occupation Into Your Vocation, Shundrawn A. Thomas
À medida que a carreira progride, podemos dar-nos conta de que existem muitas ligações entre os valores que defendemos e o trabalho que realizamos. Shundrawn A. Thomas explora esta ideia de forma detalhada, descrevendo como podemos enfrentar os desafios, lembrando que temos controlo total sobre o que queremos ser e fazer.

Enoughness: The Simple Truth of Embracing YOU, Alison Robertson
São muitos os executivos que tentam viver de acordo com as ideias de sucesso de outras pessoas. Ao utilizar histórias e experiências reais, Allison Robertson aproxima-se dos leitores, enquanto ensina sobre o valor de deixarmos de ser um empecilho para nós próprios, e permitirmo-nos ser exatamente quem somos.

The Big Stretch: 90 Days to Expand Your Dreams, Crush Your Goals, and Create Your Own Success, Teneshia Jackson Warner
Por vezes, estabelecer grandes objetivos pode parecer assustador. Certamente já teve momentos em que apontou uma ideia e lutou para descobrir como a executar. Nesta obra, Teneshia Jackson Warner faz com que as grandes ideias pareçam acessíveis, ajudando-o a concentrar-se nas ações mais importantes para si.

Startups and Downs: The Secrets of Resilient Entrepreneurs, Mona Bijoor
Os empreendedores que estão a trabalhar para lançar as suas empresas devem ter em mente que, inevitavelmente, vão encontrar obstáculos e desafios. A autora leva este conceito um passo adiante com histórias reais sobre como os empreendedores lidaram com os “testes” que surgiram ao longo do caminho.

Flip the Script: Train Your Brain to Breakthrough Your Biggest Barriers and Release Your Highest Potential, Coyte Cooper
Um dos conselhos que se pode dar a um pequeno empresário é que aborde cada oportunidade com uma atitude positiva. Nesta obra encontra muitas dicas úteis sobre como o fazer. Coyte Cooper aborda tópicos que vão de como lutar contra a insegurança a como estar atento a todas as coisas que estão a correr bem na sua vida.

Ignite Your Life for Conscious Leaders: Elevating and Transforming the Way We Lead Ourselves and Others in a New and Conscious Way, JB Owen e Catherine Malli-Dawson
Antes de um líder poder gerir uma equipa inteira tem de se ensinar a liderar o seu funcionário mais importante: ele próprio. Este livro recorre a histórias curtas para mostrar como podemos compreender, desenvolver e criar mudança quando começamos pelo próprio desenvolvimento pessoal.

Limitless: How to Ignore Everybody, Carve Your Own Path, and Live Your Best Life, Laura Gassner Otting
É fácil ficar stressado quando se está a trabalhar na própria start-up. Laura Gassner Otting ilustra nesta obra como muitos empreendedores inteligentes seguem a ideia errada de sucesso, acabando por ficar esgotados no processo. Nestas páginas, a autora fornece conselhos concretos sobre como criar o seu roteiro para o sucesso.

JOMO: Celebrate the Joy of Missing Out!, Jessica Misener
É normal, à medida que os empreendedores tentam iniciar os seus negócios, sentirem-se impelidos a participar em todos os eventos e reuniões sociais possíveis, a fim de interagir, fazer networking e divulgar a empresa. Em JOMO, Jessica Misener ensina-nos que permanecer na empresa e focarmo-nos em nós pode ser igualmente benéfico.

Wholehearted: Finding Purpose, Taking the Leap, and Doing the Best Work of Your Life, Adnan H. Mirza
Muitas pessoas trabalham a semana toda em empregos de que não gostam para poderem fazer o que realmente querem aos fins de semana. E depois há uns quantos felizardos que têm a sorte de trabalhar naquilo que os apaixona. Adnan Mirza, piloto que se tornou empreendedor, incentiva os leitores a rejeitar uma maneira de viver “sem coração”, e dizerem sim ao que realmente lhes importa, nos negócios e na vida.

Secrets of Self-Made Millionaires: Crack the Code to Greater Wealth, Health, and Happiness, Matthew R. Kratter
Inúmeras pessoas de origens humildes esforçaram-se para se tornarem milionárias mantendo-se fiéis a um sistema de princípios. Matthew Kratter descreve como criar um caminho para a fortuna que qualquer indivíduo pode seguir.

When Less Becomes More: Making Space for Slow, Simple, and Good, Emily Ley
É fácil perdermo-nos na azáfama do mundo, e por isso é de admirar quem trabalha ao seu próprio ritmo, sem se deixar afetar pelo que o rodeia. Neste livro Emily Ley dá-nos permissão para abrandar e apreciar os momentos agradáveis que passam ao lado de tantas pessoas.

The Source: The Secrets of the Universe, the Science of the Brain, Tara Swart, M.D.
O cérebro é a nossa ferramenta mais importante. Em The Source, Tara Swart, psiquiatra, neurocientista e oradora no MIT, mapeia a conexão entre as funções cerebrais diárias e o impacto que têm na visão que uma pessoa tem do mundo. E argumenta que, ao reestruturarmos as nossas mentes, podemos restruturar os nossos destinos.

Heart & Hustle: Use Your Passion. Build Your Brand. Achieve Your Dreams, Patricia Bright
Todos sabemos o quão importante é construirmos a nossa marca. Em “Heart & Hustle”, Patricia Bright, fenómeno do YouTube, no Reino Unido, dá sugestões para repensar a sua abordagem ao trabalho, à vida e para assumir o controlo do seu futuro.

Just Do You: Authenticity, Leadership, and Your Personal Brand, Lisa King
Em “Just Do You”, Lisa King explica como a marca pessoal depende de se ser autêntico e mostra como alcançar uma liderança genuína ao alinhar as palavras e ações com o que é mais importante para si. Um dos melhores conselhos que se pode dar a alguém é que viva com mais autenticidade.

Is This Seat Taken? No, I Saved It for You: Inspiring Life Lessons from Everyday Experiences, Kristin S. Kaufman
A maioria dos empreendedores já aprendeu que não se pode controlar o que a vida nos coloca à frente, apenas podemos controlar a forma como reagimos. Nestas páginas a empresária Kristin S. Kaufman descreve 16 momentos que lhe mudaram a vida. São estas alturas, frisa a autora, que fornecem a melhor oportunidade de aprender, de crescer e de experienciar a felicidade verdadeira.

The Self-Reliant Entrepreneur: 366 Daily Meditations to Feed Your Soul and Grow Your Business, John Jantsch
Muitos dos líderes das start-ups de maior sucesso têm uma forte bússola moral que os orienta na direção que melhor se alinha com os seus valores. Este livro pode ajudar os leitores a encontrar um significado mais profundo no trabalho e na vida, ao usar uma variedade de mediações que, entre outras características, constroem autoconsciência e criatividade.

Comentários