Carlos Carvalho sucede a Alexandre Meireles na presidência da ANJE

Créditos: ANJE

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) tem a partir de hoje um novo presidente. Carlos Carvalho, sócio e CEO da Adyta, sucede a Alexandre Meireles.

Carlos Carvalho foi hoje eleito presidente da Direção Nacional da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), cargo que era ocupado por Alexandre Meireles desde fevereiro de 2020. Assume a liderança da ANJE juntamente com Nuno Malheiro, Gonçalo Simões de Almeida e Filipa Pinto de Carvalho, que partilham a vice-presidência.

Em representação da ANJE, integra também a administração não-executiva do IET – Instituto Empresarial do Tâmega, e é membro do Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Norte (NORTE2030).

Queremos que a ANJE represente com clareza os agentes de mudança que são os jovens empreendedores; queremos contribuir com palavra própria e independente para uma sociedade que potencie o empreendedorismo e a ação empresarial; queremos contribuir para desconstruir fronteiras e barreiras e incentivar os negócios portugueses a internacionalizarem-se; queremos mostrar que este caminho se pode fazer com ética empresarial, com respeito e com atitude positiva e inclusiva”, afirmou Carlos Carvalho durante a tomada de posse, que se realizou esta tarde.

Com 40 anos, Carlos Carvalho, que já integrava a direção nacional da associação, onde foi Diretor Nacional Norte, é sócio e CEO da Adyta, uma start-up tecnológica, spin-off da Universidade do Porto, que desenvolve projetos nas áreas da cibersegurança e comunicações seguras. Estudou engenharia, mas foi na gestão que aprofundou conhecimentos, tendo realizado uma pós-graduação na Universidade de Liverpool, onde também fez um mestrado na mesma área, com foco nos temas da transferência de conhecimento, inovação e empreendedorismo.

No domínio empresarial, esteve ligado a iniciativas com forte componente ambiental, gerindo um projeto de lavagens de veículos de modo totalmente ecológico, entre outros projetos. Recentemente foi cofundador da Plat4Ai, uma start-up, com origem em investigação académica na Universidade do Porto, e que desenvolve projetos baseados em inteligência artificial com uma forte componente em privacidade.

No âmbito das anteriores funções desempenhadas na ANJE também representou a associação nas direções da YES For Europe – European Confederation of Young Entrepreneurs, onde foi Vice-Presidente, e da FIJE – Federación Iberoamericana de Jóvenes Empresarios, onde é atualmente Vice-Presidente Ibéria. Foi igualmente delegado e representante europeu nos eventos do G20 Young Entrepreneurs Alliance, na Índia em 2023, e no Brasil em 2024.

“Tenho vindo a ganhar a certeza de que a sociedade é tão mais evoluída, desenvolvida e positiva, quanto melhor forem as empresas e os empresários. E cabe também aos empresários não abdicar da participação na sociedade. É com esse sentido de missão e de contributo que esta equipa hoje empossada exercerá o mandato. Estaremos sempre disponíveis para ouvir todos, para conversar com todos, para colaborar com todos, sempre com respeito e absoluta transparência”, garantiu o novo presidente da ANJE.

Comentários

Artigos Relacionados