Plataforma recorre à IA para monitorizar emissões de CO2 das árvores em todo o mundo

A CTrees recorre à inteligência artificial para monitorizar as árvores em todo o planeta e a quantidade de carbono que armazenam. Destina-se a países, empresas e organizações sem fins lucrativos.

Uma nova organização sem fins lucrativos, a CTrees, recorre à inteligência artificial para recolher informações sobre o número de árvores e a quantidade de carbono que armazenam.

À medida que as árvores crescem, ou quando desaparecem (cortadas ou queimadas, por exemplo), a CTrees vai recolhendo novas imagens de satélite para manter atualizadas as estimativas da quantidade de carbono capturado.

O método, baseado em duas décadas de pesquisas científicas, “tem uma precisão que é quase padrão ouro” em termos de medida, garante Sassan Saatchi, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e um dos líderes do projeto, citado pela Fast Company.

Já existem start-ups, como a Pachama, localizada em San Francisco, na Califórnia, que também utilizam a IA para rastrear alterações em florestas para projetos específicos de recolha de carbono. Mas a CTress olha para o panorama global.

A plataforma pode ser usada pelas mais variadas razões, desde a monitorização de árvores em áreas urbanas à identificação de áreas desmatadas. Segundo Saatchi, “os dados serão cruciais para países que dependem de florestas para capturar a quantidade de carbono necessária, de modo a conseguirem cumprir com os compromissos estabelecidos no Acordo de Paris”. E podem também, acrescenta, ser usados por “grupos que trabalhem com comunidades indígenas ou por pequenos agricultores em ações de reflorestação ou de créditos de carbono”.

Os dados anuais serão disponibilizados para consulta pública no site do projeto, incluindo números globais e por país. Clientes que queiram projetos específicos de medição pagarão uma taxa, cujo valor ainda não foi revelado.

Os investigadores estimam que, no ano passado, o conjunto de todas as árvores do planeta armazenou 400 mil milhões de toneladas de carbono.

Comentários

Artigos Relacionados