3 mentiras sobre marketing que as start-ups defendem

Muitos CEO, sobretudo os das pequenas empresas, têm dificuldade em justificar o porquê de investir em marketing quando conseguem resultados, por exemplo, recorrendo à técnica do boca a boca.  Mas há um mundo a explorar que não devem negligenciar.

Em Portugal, 84% dos empresários investe menos de 2% do volume de negócios em marketing. Um estudo da ActionCoach, elaborado com recurso à análise de 130 empresas nacionais, indica que 18% das companhias não investe de todo nesta área e que mais de metade não possui uma equipa exclusivamente responsável pelas vendas.

Por outro lado, o mesmo estudo revela que as estratégias digitais começam a fazer parte do quotidiano das empresas em Portugal: 55% dos inquiridos define o tipo de marketing praticado nas suas organizações como “digital”.

O Entrepreneur aponta três conceitos errados que os empreendedores recorrem para não investirem em marketing e que devem ser esclarecidos.

Mentira número 1: Eu não preciso de marketing
É fácil para muitos proprietários de pequenas empresas minimizar a necessidade de promoção da marca. Existe uma lógica intuitiva para essa mentira que a torna atraente. As organizações em crescimento geralmente angariam seguidores locais, ligam-se a uma base de clientes e confiam no boca a boca para espalhar a sua reputação. Ao obterem algum sucesso dessa maneira, convencem-se de que não precisam de esforços de marketing para gerar rendimentos e que é melhor investir nos negócios para continuar a gerar valor.

Será que podem continuar a crescer com este tipo de estratégia? Ocasionalmente, mas não por muito tempo. As empresas que não investem em marketing raramente alcançam o sucesso que poderiam ter, se tivessem investido em canais promocionais.

Muitos empresários, cujas start-ups falharam, lamentam não ter investido em publicidade ou em gestão de marca e iniciativas estratégicas.

A verdade: os números não mentem: todas as empresas precisam do marketing. A chave é fazer esforços que respondam às necessidades da sua marca e que vão ao encontro do seu orçamento. E obter valor do seu dinheiro é muito mais fácil nesta era digital. A Buidlfire, uma app para empreendedores de pequena escala, sugere começar com estas opções para gerar o máximo de impacto:

-Anúncios no Facebook;
-Google My Business eAdWords;
-Content marketing;
-Webinars.

Mentira 2: Não há como saber se o marketing faz alguma diferença
Contrata uma agência. Tem grandes planos e esperanças ainda maiores, mas o que exatamente acontece com esse dinheiro? Responder a esta pergunta é difícil para muitas empresas em crescimento. De repente, têm um cliente que menciona ver um anúncio nas redes sociais ou assina uma newsletter, mas, para além disso, quem sabe?

Parte do motivo desta desconfiança que envolve o desempenho das campanhas de marketing é muito simples: muitas pequenas empresas não mantêm a pontuação. Uma pesquisa recente constatou que quase 45% dos seus entrevistados disseram que não mediram o retorno do investimento dos seus esforços digitais. E aqueles que tendem a calcular gastam de forma inadequada dinheiro em plataformas de baixo desempenho.

A verdade: o sucesso reside em tomar decisões informadas. Se um serviço lhe custa mais do que o beneficia, encontre uma alternativa. Com todos os avanços na análise digital, não há desculpa para não seguir as suas métricas de marketing. Os proprietários de pequenas empresas descobriram que estas ferramentas automatizadas são particularmente úteis para aumentar os seus esforços:

-GetResponse;
-Infusionsoft;
-Marketo;
-HubSpot;
-MailChimp;

Mentira número 3: Não posso pagar marketing de alto nível
A sua pequena empresa pode precisar de marketing e você até pode notar a diferença que investe na promoção. Mas seria impossível replicar o tipo de campanhas de marketing que uma empresa da Fortune 500 realiza. Os empresários que gerem empresas menores sentem-se presos entre duas opções que acham que podem pagar.

  1. Faça tudo sozinho. Isso economiza dinheiro, mas leva muito tempo. E se você não tem experiência, isso pode sacrificar parte do crescimento da sua empresa.
  2. Contrate um publicitário ou agência. As pequenas empresas preferem contratar outras pequenas empresas. Por que não confiar numa agência de marketing local?

A verdade: nem tudo se resume a lidar com todo o marketing internamente ou a terceirizar tudo. As empresas podem obter ajuda especializada.

É fácil para os líderes mentirem sobre a necessidade de marketing de alta qualidade, a diferença que isso faz e o que eles podem pagar. Mas com um investimento bem focado, qualquer empresa pode beneficiar de uma boa promoção. E essa é a verdade.

Comentários

Artigos Relacionados