Web Summit 2021: antevisão do que pode assistir a partir de amanhã

Com a sessão de inauguração marcada para hoje, ao final da tarde, o Web Summit 2021 inicia amanhã três dias repletos de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Mais de 700 speakers, 1.250 start-ups, 700 investidores, 1.500 jornalistas … estes são apenas alguns dos números previstos para a edição de 2021 do Web Summit, que a partir de amanhã reúne em Lisboa, no Altice Arena, milhares de visitantes nacionais e internacionais, líderes, pensadores mundiais, start-ups e público, que irão debater cenários e soluções inovadoras, tendências para o universo tecnológico e para o mercado global.

Este ano em formato presencial, depois de a última edição ter decorrido online devido à pandemia, o Web Summit desdobra-se por vários palcos e vai abordar uma multiplicidade de temáticas da atualidade, desde inteligência artificial, sustentabilidade, o futuro dos transportes e internet das coisas ( IoT), redes sociais e marketing de conteúdo, até à privacidade do consumidor, o mundo digital, o processamento de dados, criatividade, experiência do cliente, trabalho remoto, atração de talentos, futuro da sociedade. Na semana passada, Paddy Cosgrave, CEO do WS, revelou publicamente as áreas chave do evento: objetivos sustentáveis da ONU, criptomoedas e “whistleblowers”.

Werner Vogels, diretor de tecnologia e vice-presidente da Amazon, é um dos destaques da lista de oradores da edição deste ano, tal Frances Haugen, engenheira de dados que denunciou recentemente o Facebook ao Senado dos Estados Unidos, ou Brad Smith, presidente da Microsoft, ou  Ayọ (fka Opal) Tometi, cofundadora da plataforma digital Black Lives Matter, um dos maiores movimentos de protesto da história dos Estados Unidos.

A Siemens, Google, AWS, HUAWEI, The New York Times, Booking.com, Microsoft ou SAP são, entre muitas outras, algumas das gigantes mundiais que estarão presentes nos pavilhões da Web Summit.

Quase uma centena de portugueses em palco
A presença nacional no evento está assegurada também pela participação de fundadores de start-ups e governantes quer em palestras quer nas sessões de inauguração e de encerramento do WS.

Entre os vários empreendedores, destaque para Norberto Guimarães, cofundador e CEO da Talka.ai, João Costa, fundador e CEO da Replai,  Menezes, da Unilabs, Zita Martins, diretora no MIT Portugal, Sónia Jorge, diretora executiva da Fundação World Wide Web,  e António Dias Martins, CEO da Startup Portugal.

O ministro da Economia Pedro Siza Vieira e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moedas sobem ao palco na sessão de abertura da conferência. Nos dias seguintes seguir-se-ão Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do Banco Europeu do Investimento (BEI), André de Aragão Azevedo, secretário de Estado da Transição Digital, Anabela Pedroso, secretária de Estado da Justiça, Marta Temido, ministra da Saúde, Rui Diniz, CEO da CUF, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, são alguns dos governantes convidados.

A acresce ao grupo dos governantes nomes como Sofia Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e Fernando Martinho, fundador e CEO da Unicorn, Daniela Braga, CEO e cofundadora da DefinedCrowd, Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, Miguel Monteiro e Norberto Mourão, atletas paralímpicos medalhados em Tóquio 2020, Paulo Fonseca, treinador de futebol, Pedro Pinto, fundador e CEO da Empower Sports,  André Villas-Boas, treinador, os atletas Patrícia Mamona, Fernando Pimenta e Jorge Fonseca, e Simão Sabrosa, ex-futebolista.

As apresentadoras Catarina Furtado, Filomena Cautela e Cristina Ferreira, Rodrigo Gomes, da RFM, a atriz Daniela Melchior, e o diretor da Everything is New, Álvaro Covões, completam a lista de portugueses que vão partilhar experiências e conhecimento em alguns dos palcos do WS.

Talks a não perder

Sugeridas pelos utilizadores da App, eis o Top 5 de talks a não perder nos quatro dias de Web Summit:

Noite de abertura, hoje, 1 de novembro, das 17H
Na noite de abertura, o Web Summit recebe no Altice Arena Frances Haugen, a denunciante do Facebook, Nicolas Julia,  fundadora da Sorare, e Ayọ (fka Opal) Tometti, a cofundadora do Black Lives Matter, um dos maiores movimentos de protesto da história dos Estados Unidos.

Empoderar a próxima geração de mulheres líderes, terça-feira, 2 de novembro, 16H10
A lenda da comédia Amy Poehler, uma das protagonistas de Hollywood, tem trabalhado para ajudar as jovens a seguirem os seus passos e se tornarem líderes nos seus próprios direitos. Acompanhada pela editora-chefe da Teen Vogue, Versha Sharma, Amy Poehler estará no Center Stage.

Cloud em toda parte, terça-feira, 2 de novembro, 16H35
Nesta sessão, o CTO da Amazon.com, Werner Vogels, partilhará como a AWS evoluiu da operação de meia dúzia de serviços em regiões centralizadas para levar a cloud a todos os cantos do planeta.

Como fazer o seu marketing de media social da maneira certa, terça-feira, 2 de novembro, 10H25
Tom Keizer, CEO do Hootsuite, tem mais de 30 anos de experiência como líder global de negócios e tecnologia. Nesta sessão, discutirá o envolvimento do cliente nas medias sociais, com Martina Fuchs, da Xinhua News Agency, e revelará seus insights sobre tendência para o marketing de media social.

Por que a Amazon quer que você fale menos com Alexa, terça-feira, 2 de novembro, 11H25
Tom Taylor, da Amazon, falará sobre como a ‘computação ambiente’ personalizada e proativa está a ganhar vida através da Alexa e da indústria em geral.

Comentários

Artigos Relacionados