Profissões em que os empreendedores não apostam… mas deviam
Estudar assuntos que não estejam diretamente relacionados com negócios pode servir para desenvolver uma mente mais analítica e aumentar a criatividade.
Nem só de economia, finanças, contabilidade ou gestão vive o mundo dos negócios. O empresário espanhol David Dietz, fundador da plataforma de moda sustentável Modavanti, por exemplo, assume que uma das melhores coisas que poderia ter feito foi aprender árabe. Segundo ele tem de se ser disciplinado para aprender as regras de gramática, praticar a escrita e a leitura. Um conjunto de métodos fundamental para quer iniciar um negócio. Os jovens empreendedores são muito mais artísticos do que imaginam, assegura David Dietz e estudar árabe ajudou-o a aumentar as hipóteses de negócio e a ganhar notoriedade junto dos seus parceiros.
Contudo, quando está em causa escolher uma carreira ou um curso, a decisão não é fácil. Christopher P. Neck, professor de administração da Universidade do Arizona, Estados Unidos, aconselha sempre os alunos a estudarem algo que os apaixone. “Se quiser ser um empreendedor na indústria da música, aprenda o máximo de música possível”, explica. Depois disso, aconselha, “façam cursos de negócios, de marketing ou de contabilidade”.
O consultor internacional Steve Langerud sugere quatro disciplinas não convencionais, mas podem revelar-se de grande ajuda, para empreendedores que não estejam certos de quais as áreas que devem explorar.
Geografia
Estudar a disposição da terra pode ajudar os empreendedores a desenvolverem habilidades na análise de informações, padrões e tendências.
Antropologia
Entender as pessoas e os sistemas sociais são habilidades essenciais para o empreendedorismo. Também pode aprende como fazer uma etnografia (pesquisa focada numa cultura particular) o que o ajudará a estar melhor equipado para o mundo dos negócios.
Línguas
Desenvolver a capacidade de ler e analisar com um olhar crítico e expressar-se com a escrita é essencial para os empreendedores. Essas habilidades permitirão conhecer-se melhor, assim como aos seus funcionários e o mercado.
Leis
Saber fazer a pergunta certa é mais importante para os empreendedores do que saber a resposta correta. Além disso, ter familiaridade com as leis pode ajudá-lo a tomar melhores decisões na sua empresa.