TikTok lança ferramentas para ajudar jovens a terem hábitos digitais equilibrados

Uma das novas funcionalidades está desenhada para ajudar os adolescentes a diminuir a sua presença no TikTok depois das 22h00.

O TikTok anunciou esta semana uma atualização e novas ferramentas que tornam “mais simples” a supervisão dos pais sobre os filhos na plataforma, entre as quais uma nova funcionalidade de meditação.

Entre as mudanças apresentadas, há “algumas atualizações que esperamos que tornem mais simples a supervisão que as famílias e os pais têm no TikTok em relação aos seus filhos”, afirmou, em entrevista à Lusa, o responsável pelas relações governamentais para o Sul da Europa (“head of government relations” TikTok SEU), Enrico Bellini.

Em particular, “o que estamos a anunciar” é a atualização da “nossa ferramenta de emparelhamento familiar, que é uma ferramenta que já foi desenvolvida há cinco anos” e que permitia aos pais terem maior controlo e entendimento da experiência dos filhos no TikTok, prosseguiu Enrico Bellini.

Agora, com este anúncio e atualização na rede social de vídeos curtos, o TikTok dá especial enfoque a três áreas, as quais estarão disponíveis “globalmente”, o que inclui a Europa e, naturalmente, Portugal.

A primeira “é que estamos a tornar muito mais fácil para os pais e para aqueles que têm responsabilidade sobre as crianças” poderem agendar um tempo durante o dia em que as crianças e adolescentes “não poderão usar” o TikTok”, referiu o porta-voz.

Esta funcionalidade do emparelhamento familiar, que permite aos encarregados de educação bloquear o acesso dos adolescentes ao TikTok em horários que eles próprios definem, chama-se Time Away.

Há também a “possibilidade de dar um pouco mais de tempo, mas isso ficará sob o controlo dos pais”, acrescentou Enrico Bellini.

A segunda grande mudança é que “vamos tornar muito mais fácil para os pais entenderem quem os seus filhos adolescentes estão a bloquear” e quais as contas relacionadas e quem seguem e quem são os seguidores, para perceber o que fazem online.

A funcionalidade Family Pairing permite aos pais/tutores saber quem é que os adolescentes estão a seguir no TikTok, quem os segue e as contas que os adolescentes bloquearam.

“Com uma maior visibilidade da rede dos jovens, os responsáveis estarão melhor preparados para manter conversas regulares e ajudar os seus filhos a desenvolver as competências de literacia digital necessárias para navegar pelas experiências online”, de acordo com a plataforma.

Além disso, nos próximos meses, quando um adolescente reportar um vídeo que considere estar a violar as regras do TikTok, poderá escolher alertar um pai, cuidador ou outro adulto de confiança ao mesmo tempo, mesmo que não esteja a utilizar a ferramenta de emparelhamento familiar.

“E, finalmente, estamos a tentar ajudar” os jovens “a desligar à noite“, com a nova funcionalidade da meditação, para que eles aprendam a “importância de relaxar” e desligar da plataforma. A funcionalidade de meditação na aplicação está desenhada para ajudar os adolescentes a diminuir a sua presença no TikTok depois das 22 horas.

“Se um adolescente com menos de 16 anos estiver no TikTok depois das 22 horas, o seu ‘feed For You’ será interrompido com a nova funcionalidade ‘wind down’. Trata-se de uma apresentação no ecrã com música relaxante para ajudar os adolescentes a relaxarem e a estarem mais conscientes do tempo”, refere a plataforma.

Estas funcionalidades são aplicadas aos jovens entre os 13 e os 18 anos.

O TikTok é uma plataforma em crescimento com mais de 1000 milhões de pessoas a nível mundial, 159 milhões de utilizadores na União Europeia (UE) e 175 na Europa. Em Portugal, tem 3,9 milhões de utilizadores mensais.

Comentários

Artigos Relacionados