Tecnologia cloud marca pontos no 1.º semestre de 2020

O Cloud Usage Report, da Nutanix, revela que as empresas tecnológicas, de meios de comunicação e telecomunicações registaram um aumento de cerca 56% no recurso a tecnologia cloud, no segundo trimestre de 2020.
A Nutanix, empresa especialista em cloud híbrida, acaba de divulgar um relatório que analisa as tendências de utilização da tecnologia cloud em 2020, comparativamente a 2019.
A constatação imediata é a de que a Covid-19 teve efeito nos investimentos realizados em cloud no setor de tecnologia, assim como no setor dos media e das telecomunicações. O relatório revela que as taxas de crescimento foram calculadas em 135% no último trimestre de 2019 e, em comparação com o 2.º trimestre do ano, foi alcançado um crescimento de 56%.
As alterações que se tem assistido ao longo do ano representaram um enorme crescimento no consumo da cloud, em diversos setores económicos. Contrariamente a outros setores de atividade, as empresas tecnológicas, de media e telecomunicações viram o seu negócio crescer, e por inerência, a necessidade de aumentar o consumo de cloud.
O Cloud Usage Report refere ainda que os serviços financeiros, por oposição ao crescimento que se vinha a registar em 2019, sofreram uma quebra 10% do uso da cloud em fevereiro de 2020, embora os meses seguintes tenham sido mais positivos, com abril a registar já um crescimento na ordem dos 34%. Foi ainda possível observar uma queda de consumo da cloud nos setores da indústria e do retalho no primeiro trimestre de 2020. No entanto, estes setores tiveram um crescimento no investimento em cloud a um ritmo marcante em 2019, com um aumento de 363% no terceiro trimestre desse ano. Já no setor da saúde, o relatório demonstra que o consumo da cloud tem sido volátil, mas destaca a elasticidade dessa tecnologia em tempos de incerteza.
No que diz respeito ao consumo da cloud nos serviços, a computação continua a representar o maior investimento em todos os segmentos, com cerca de 70% dos investimentos em tecnologia cloud a virem de IaaS em computação, rede e armazenamento.
Outra das conclusões do relatório mostra que os clientes corporativos estão a investir mais em análises e serviços emergentes, com a maior fatia desses investimentos a ser destinada ao Microsoft Azure.
O Cloud Usage Report veio ainda demonstrar que o DBaaS na cloud está a acelerar, sendo um serviço muito utilizado com AWS e Azure. Por fim, o relatório demonstra ainda que a utilização da cloud tem um impacto positivo na realocação de recursos que, ao deixarem de ser utilizados, permitem poupanças de custo na ordem dos 10% a 15%.
Tarik Erugrul, Senior Country Sales Manager da Nutanix, reafirmou que em tempos de crise, o valor da adoção de tecnologias cloud é evidente. “Como este relatório o demonstra, seria de esperar que as incertezas constantes do ano de 2020 fossem refletidas nos investimentos na cloud, mas é muito encorajador ver o crescimento e a estabilidade em diversos setores, uma resiliência que esperamos que continue”, frisou.