O sucesso do ecossistema nacional chamou a atenção do Eight Roads Ventures, um fundo de investimento que pode vir a colmatar as necessidades de financiamento em projetos em fases mais avançadas.

A partir desta semana a Europa e Israel podem contar com um novo fundo de investimento. O Eight Roads Ventures inaugurou um novo fundo com o objetivo de apoiar projetos em fases mais avançadas.

Sediada em Londres, a entidade mostrou-se interessada em apostar parte dos cerca de 300 milhões de euros (375 milhões de dólares) em start-ups/scale-ups portuguesas. Em comunicado enviado à imprensa, Davor Hebel, diretor-geral e responsável europeu da Eight Roads Ventures, revela que tem “vindo a detetar oportunidades tremendas em Portugal, que conduziram já à primeira geração de empresas líder a nível internacional como a Farfetch, Uniplaces e Feedzai. A segunda geração de start-ups começa agora a iniciar a sua expansão pelo que devemos centrar todas as nossas atenções neste mercado”.

Para estarem aptas a receber investimento deste fundo, os projetos têm de estar em fases avançadas, preferencialmente de série B para cima. No que diz respeito à área de atuação, as empresas têm de estar inseridas na área da saúde ou fintech, apresentando vertentes ou de B2B (business to business) ou de B2C (business to client).

A possível entrada da Eight Roads Ventures no mercado português vem preencher a lacuna que atualmente existe neste tipo de rondas de investimento em Portugal, onde grande parte dos investidores apostam em projetos que ainda se encontram em fases embrionárias.

“Assistimos a uma proliferação impressionante de novas empresas no país nos últimos três a cinco anos, com a ajuda de uma densa rede de incubadoras e de aceleradoras. Tal como acontece noutros pontos da Europa, o financiamento na fase de crescimento é menos abundante em Portugal e é precisamente aí que a experiência e foco da Eight Roads pode apoiar este ecossistema”, acrescentou o responsável pela entidade londrina. Em cada ronda de financiamento podem ser disponibilizados entre oito e 24 milhões de euros.

Comentários