Start-up do mês: Reviewpad quer simplificar o processo de revisão de código aos programadores
A start-up portuguesa Reviewpad quer simplificar o processo de revisão de código para que qualquer programador no mundo seja integrado facilmente numa equipa de software, independentemente da sua experiência.
Nome da start-up: Reviewpad
Fundadores: A Reviewpad foi fundada por Marcelo Sousa e Adriano Martins.
Marcelo Sousa possui experiência no desenvolvimento de analisadores de código em empresas como a IBM, Microsoft Research, Google e SonarSource. É especialista em qualidade de código e análise de código, possui um mestrado pela Universidade de Utrecht e doutoramento pela Universidade de Oxford como Google PhD Fellow. Além disso, tem um histórico de publicações em conferências de alto nível sobre análise de programas e design de linguagens de programação.
Já Adriano Martins possui mais de cinco anos de experiência em Relações Públicas e Marketing no Parlamento Europeu. Possui um mestrado em Engenharia de Software e Sistemas de Informação Empresarial pelo Instituto Superior Técnico (IST) e outro em Estudos de Informação Empresarial pela Universidade de Amesterdão.
A motivação por detrás da criação da Reviewpad surgiu da perceção de que o processo de revisão de código, amplamente aceite pela indústria como um requisito mínimo para a qualidade do código, era quase totalmente manual e que era uma fonte constante de frustração para os programadores que trabalham em equipa. “Identificámos essa dor nos nossos trabalhos anteriores e acreditamos que estava na hora de resolver este problema para todos os programadores”, explicam os fundadores.
Atividade: A start-up criou uma plataforma que usa inteligência artificial (IA) para simplificar o processo de revisão de código e ajudar as equipa de desenvolvimento a serem mais eficientes. O Reviewpad é um SaaS que automatiza partes críticas do processo de revisão de código, assim como outras ações importantes que ocorrem antes e depois da revisão de código. As equipas que utilizam o produto beneficiam de uma série de automações, tornando o processo de revisão de código mais eficiente, produtivo, e agradável para os programadores, revela a start-up.
Volume de negócios: Desde o início, o Reviewpad tem registado um crescimento constante. “Começamos a monetizar o Reviewpad no final do primeiro trimestre de 2023 e já temos mais de 250 utilizadores em planos pagos, com uma Receita Recorrente Anual (ARR) na faixa dos cinco dígitos”, explica a start-up que está incubada na Startup Braga ao Link to Leaders.
Plano de negócios: Os objetivos de curto prazo incluem aprofundar e reforçar ainda mais a presença no mercado europeu e norte-americano, e tornar o Reviewpad numa ferramenta indispensável para todas as empresas que valorizam a qualidade do código.
A longo prazo, a start-up prevê também continuar a inovar a área da revisão de código e a expandir para novos mercados. Para alcançar esses objetivos, está a alocar recursos significativos para marketing, incluindo presença nas principais conferências e produção de conteúdo de alto valor acrescentado direcionado para os mercados alvo.
Outra informação relevante: A Reviewpad levantou uma ronda de investimento no valor de 1 milhão de euros e iniciou a sua entrada no mercado no primeiro trimestre do ano, tendo já conquistado cerca de 250 utilizadores pagantes.