Start-up do mês: Reviewpad quer simplificar o processo de revisão de código aos programadores

Equipa da Reviewpad

A start-up portuguesa Reviewpad quer simplificar o processo de revisão de código para que qualquer programador no mundo seja integrado facilmente numa equipa de software, independentemente da sua experiência.

Nome da start-up: Reviewpad

Fundadores: A Reviewpad foi fundada por Marcelo Sousa e Adriano Martins.

Marcelo Sousa possui experiência no desenvolvimento de analisadores de código em empresas como a IBM, Microsoft Research, Google e SonarSource. É especialista em qualidade de código e análise de código, possui um  mestrado pela Universidade de Utrecht e doutoramento pela Universidade de Oxford como Google PhD Fellow. Além disso, tem um histórico de publicações em conferências de alto nível sobre análise de programas e design de linguagens de programação.

Já Adriano Martins possui mais de cinco anos de experiência em Relações Públicas e Marketing no Parlamento Europeu. Possui um mestrado em Engenharia de Software e Sistemas de Informação Empresarial pelo Instituto Superior Técnico (IST) e outro em Estudos de Informação Empresarial pela Universidade de Amesterdão.

A motivação por detrás da criação da Reviewpad surgiu da perceção de que o processo de revisão de código, amplamente aceite pela indústria como um requisito mínimo para a qualidade do código, era quase totalmente manual e que era uma fonte constante de frustração para os programadores que trabalham em equipa. “Identificámos essa dor nos nossos trabalhos anteriores e acreditamos que estava na hora de resolver este problema para todos os programadores”, explicam os fundadores.

Atividade: A start-up criou uma plataforma que usa inteligência artificial (IA) para simplificar o processo de revisão de código e ajudar as equipa de desenvolvimento a serem mais eficientes. O Reviewpad é um SaaS que automatiza partes críticas do processo de revisão de código, assim como outras ações importantes que ocorrem antes e depois da revisão de código. As equipas que utilizam o produto beneficiam de uma série de automações, tornando o processo de revisão de código mais eficiente, produtivo, e agradável para os programadores, revela a start-up.

Volume de negócios: Desde o início, o Reviewpad tem registado um crescimento constante. “Começamos a monetizar o Reviewpad no final do primeiro trimestre de 2023 e já temos mais de 250 utilizadores em planos pagos, com uma Receita Recorrente Anual (ARR) na faixa dos cinco dígitos”, explica a start-up que está incubada na Startup Braga ao Link to Leaders.

Plano de negócios: Os objetivos de curto prazo incluem aprofundar e reforçar ainda mais a presença no mercado europeu e norte-americano, e tornar o Reviewpad numa ferramenta indispensável para todas as empresas que valorizam a qualidade do código.

A longo prazo, a start-up prevê também continuar a inovar a área da revisão de código e a expandir para novos mercados. Para alcançar esses objetivos, está a alocar recursos significativos para marketing, incluindo presença nas principais conferências e produção de conteúdo de alto valor acrescentado direcionado para os mercados alvo.

Outra informação relevante: A Reviewpad levantou uma ronda de investimento no valor de 1 milhão de euros e iniciou a sua entrada no mercado no primeiro trimestre do ano, tendo já conquistado cerca de 250 utilizadores pagantes.

Comentários

Artigos Relacionados

Ricardo Luz
Luís Madureira, partner da ÜBERBRANDS
Eugénio Viassa Monteiro, professor da AESE-Business School