Setores de tecnologia e saúde lideram criação de empregos na próxima década, diz estudo

O Business Insider divulgou uma lista com aqueles que vão ser os 22 empregos mais bem pagos da próxima década. A lista restringiu-se a profissões que, em 2019, tiveram salários acima da média.

A crise do coronavírus impactou de forma significativa o mercado de trabalho. Em Portugal, o segundo trimeste de 2020, marcado pelo início da pandemia de Covid-19, fez cair a confiança dos profissionais  no mercado de trabalho, de acordo com um estudo hoje divulgado plea Michael Page. A incerteza abalou as expetativas no mercado laboral entre abril e junho de 2020, que ficou marcado por um descréscimo face ao mesmo período do ano anterior, registando-se um índice de confiança de 44% em Portugal, valor inferior à média europeia (47%).

Nos Estados Unidos, as estimativas do governo colocam a perda de empregos na casa dos 30 milhões, com contagens extraoficiais a chegar aos 40 milhões.

O Business Insider recorreu a dados do Bureau of Labor dos Estados Unidos para mostrar quais são as novas tendências de emprego. De um modo geral, postos de trabalho no setor de saúde e tecnologia dominaram a lista dos 30 primeiros lugares, com metade das profissões.

A enfermagem ficou em primeiro lugar. Os dados estimam que, entre 2018 e 2028, mais de 370 mil vagas de enfermagem serão abertas no país, com uma média salarial de 73 mil dólares por ano (cerca de 64 mil euros).

No final da lista estão as profissões ligadas ao desenvolvimento de aplicações, com mais de 241 mil vagas que irão abrir até 2028, e gerentes operacionais, com mais de 165 mil vagas previstas.

Na área de saúde, também tiveram destaque profissões como cirurgiões, professores e fisioterapeutas. Já na área da tecnologia, a análise de sistemas e técnicos de informática também ficaram bem cotados.

O setor de administração e finanças também teve destaque. No top 10, entraram profissões como analista financeiro e analistas de marketing.

Para chegar aos resultados, a Business Insider analisou tanto o número de vagas, como o salário anual médio da profissão em 2019.

Os 20 empregos mais bem pagos da próxima década:
Enfermeiro
Programador de aplicações
Gestor Financeiro
Analista de gestão
Especialista em marketing e em pesquisa de mercado
Gestor de serviços médicos
Médico
Gestor informático
Auditor
Advogado
Professor universitário
Especialista operações comerciais
Fisioterapeuta
Analista de sistemas
Supervisor de construção
Motorista de pesados
Representantes de vendas
Electricista
Carpinteiro
Canalizador

Comentários

Artigos Relacionados