Portugal Digital Awards voltam a premiar a transformação digital das empresas

As candidaturas à 9.ª edição dos Portugal Digital Awards 2024, uma iniciativa da IDC e da Axians, podem ser apresentadas até dia 11 de outubro.
As candidaturas da 9ª edição dos Prémios Portugal Digital Awards, que reconhecem as organizações públicas ou privadas que aplicam tecnologias de informação e comunicações para transformar os seus negócios, estão a decorrer até ao dia 11 de outubro e são gratuitas. Esta iniciativa, promovida pela Axians e IDC Portugal, visa mais uma vez destacar as melhores práticas em transformação digital em Portugal.
“A IDC estima que os gastos com tecnologia digital das organizações portuguesas cresçam 7 vezes mais do que a economia em 2024, impulsionados pela procura por modelos de negócios e mais capacidades digitais. Acreditamos que a Inteligência Artificial (IA), Cloud e Cibersegurança vão ser as tecnologias que vão impulsionar os gastos digitais ao longo do ano. Neste sentido, aguardamos com expectativa a edição deste ano dos Portugal Digital Awards, para descobrir os projetos disruptivos e inovadores que estão a surgir no país”, destaca Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager na IDC Portugal, citado em comunicado.
Já Carmo Palma, Managing Director na Axians Portugal, afirma que “queremos continuar a reconhecer e a inspirar. Vivemos com a transformação desde sempre, e o digital é cada vez mais central. Nesta edição, daremos particular atenção à forma como as organizações tiram partido da IA e, por outro lado, como asseguram a segurança e a ética das soluções desenvolvidas. Estes são dois temas transversais, muito relevantes, independentemente do setor ou natureza do projeto.” E acrescenta que “o valor do que se desenvolve em Portugal deve ser conhecido. Esta é também uma forma de reconhecer e reter talento em Portugal. Talento que nidifica na Academia, mas que precisa das organizações e do seu propósito para verdadeiramente transformar o mundo, com impacto sustentável. Os Portugal Digital Awards são uma plataforma de excelência para esse merecido reconhecimento e promoção.”
A edição deste ano divide-se em três categorias – Digital Transformation Awards, Digital Industry Awards e Digital Grand Awards –, as quais contemplam um total de 23 prémios.
Para selecionar os projetos vencedores, a organização convidou um painel de 16 jurados, entre eles, António Dias Martins, Executive Director da Startup Portugal; Bernardo Rodo, Managing Director da OMD Portugal; Bruno Horta Soares, Leading Executive Advisor da IDC; Fernando Bação, Professor Catedrático da NOVA IMS; Filipa Pantaleão, Secretária Geral da BCSD Portugal; João Duque, Presidente do ISEG; Jorge Portugal, General Manager da COTEC Portugal; José Crespo de Carvalho, President Executive Board do ISCTE Executive Education; José Esteves, Dean da Porto Business School; José Tribolet, professor catedrático da IST; Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE; Pedro Duarte, Executive Vice President da CIP; Pedro Santa Clara, diretor 42 Lisboa and 42 Porto; Teresa Rosas, Head of Technology & Business Support, Fidelidade; Rogério Carapuça, Presidente da APDC; e Sérgio Ribeiro, CEO & CO Founder da Planetiers.
Além dos jurados, existe ainda um painel de oito observadores/conselheiros que tem como função de acompanhar a iniciativa e sugerir melhorias. António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança; Francisco Barbeira, Executive Board Member do Banco BPI; Gonçalo Caseiro, Advisory Board Member da AlmaScience; João Dias, Presidente da AMA; José Ferrari Careto, CEO da E-REDES; Madalena Tomé, CEO da SIBS; Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, e Vergílio Rocha, Consultor Sénior.
Desde a primeira edição, os Portugal Digital Awards já receberam mais de 1.500 candidaturas de projetos que criam valor e inovação através da tecnologia às organizações. Na edição de 2023, a organização recebeu um total de 300 candidaturas, das quais 35 foram selecionadas como finalistas, competindo pelo primeiro lugar em 16 categorias distintas. Fidelidade, E-REDES e projeto iBird (Centro Hospitalar Universitário de Santo António) foram alguns dos vencedores da edição dos Prémios Portugal Digital Awards 2023.