A iniciativa organizada pelo BPI e pelo Caixabank distingiu a Sensei Tech e HiJiffy. A Delox foi premiada pela Agência Nacional de Inovação.

A 3.ª edição dos Prémios Empreendedor XXI em Portugal já tem vencedores. A escolha recaiu sobre as start-ups portuguesas de inteligência artificial Sensei Tech e HiJiffy, a primeira na categoria territorial Norte e Centro, e a segunda na categoria territorial Sul e Ilhas.

Além dos prémios monetários, no valor de cinco mil euros, as start-ups terão acesso a programas de acompanhamento internacional que, de acordo com o seu perfil, os levarão a Silicon Valley ou à Universidade de Cambridge. No primeiro caso, participarão num programa organizado pela ESADE, em colaboração com a Singularity University. No segundo, terão acesso a um curso internacional de crescimento empresarial para start-ups (Ignite Fast Track).

Organizados pelo BPI e pela DayOne, divisão do CaixaBank especializada para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores, os Prémios Empreendedor XXI contam ainda com a parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia.

E foi exatamente na sequência da parceria com a ANI, através do programa Born from Knowledge (BfK), que a iniciativa também distinguiu a Delox, empresa que desenvolve sistemas de Bio-descontaminação para a saúde, indústria farmacêutica, indústria 4.0, bio-defesa e espaço. O projeto premiado, sistema Delox, permite que hospitais e laboratórios adquiram a bio-descontaminação a um preço acessível e sem recorrer a terceiros.  A empresa foi premiada com cinco mil euros.

A 3.ª edição dos Prémios Empreendedor XXI foi disputada por 139 start-ups, 75 na região Norte e Centro e 64 na região Sul e Ilhas.

Vasco Portugal, Sensei Tech

A Sensei Tech desenvolve uma solução inovadora baseada em Machine Learning e Inteligência Artificial para implementação em lojas de retalho autónomas. Através da análise de dados em tempo real, a Sensei Tech permite ao retalhista a otimização do seu negócio e da experiência que oferece aos clientes. A empresa está a preparar a abertura das primeiras lojas autónomas na Europa, ainda este ano.

 

 

Tiago Araújo, HiJiffy

A HiJiffy tem uma solução tecnológica inovadora que centraliza, automatiza e mede todas as atividades de atendimento ao cliente nos hotéis. Os mais de 500 hotéis que já utilizam a HiJiffy verificaram uma automatização de 70% das comunicações com os hóspedes que exigem respostas quase instantâneas e digitais, 24h por dia.

 

 

Comentários