Prémio Women Shaping Tech quer acelerar talento feminino em STEM

A iniciativa da APDC visa acelerar o impacto das melhores ações de atração e retenção de talento feminino nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) lançou o Prémio Women Shaping Tech, uma iniciativa que tem como objetivo final escalar e reforçar projetos comprovadamente eficazes, permitindo-lhes chegar a mais jovens e fortalecer a representatividade feminina no setor. A ideia do prémio passa por acelerar o impacto das melhores ações de atração e retenção de talento feminino nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O prémio reconhece e apoia financeiramente projetos já existentes com o objetivo de os expandir e aumentar o seu alcance. Além do financiamento direto às iniciativas selecionadas, também promove a participação num ecossistema colaborativo, facilitando a criação de sinergias entre os diferentes intervenientes do setor.

O Women Shaping Tech baseia-se no mapeamento e análise das iniciativas STEM já existentes em Portugal, realizado pelo STEM Women Congress Portugal, identificando os projetos com maior potencial de transformação. Interligar esforços dispersos, fomentar sinergias e garantir que as iniciativas mais eficazes não fiquem limitadas por falta de investimento ou de visibilidade acaba por ser também o propósito do prémio.

Como parte do seu compromisso com a visibilidade e impacto sustentável, o Prémio Women Shaping Tech inclui também a participação em eventos estratégicos, com uma área expositiva unificada, onde as iniciativas poderão apresentar o seu trabalho e criar novas oportunidades de colaboração. Estas participações incluem eventos como o STEM Women Congress, o D9+ e feiras de emprego e qualificação como a Futurália e a Qualifica, reforçando a ligação entre as iniciativas STEM e os públicos-alvo estratégicos.

O montante total angariado para o prémio, assim como a empresas participantes, serão anunciados e reconhecidos publicamente no Congresso da APDC, no dia 2 de julho.

Comentários

Artigos Relacionados