Negócios do mês: Samarinda e Airbnb foram às compras

A espanhola Samarinda comprou as universidades que pertenciam à Laureate Education. Em causa estão o IADE, o IPAM e a Universidade Europeia. Também o Airbnb anda às compras, com o objetivo de expandir a sua rede de ofertas. A Gaest é a sua mais recente aquisição.
IADE, IPAM e Universidade Europeia vendidos à Samarinda
A Samarinda, que é detida pela gestora de fundos Permira, anunciou a compra da Ensilis, empresa do grupo americano Laureate Education, que em Portugal tem o IADE, o IPAM e a Universidade Europeia.
A operação foi notificada no dia 22 de janeiro e os interessados poderão fazer chegar ao Regulador observações no “prazo de 10 dias úteis”, ou seja, até dia 13 de fevereiro.
A Laureate, que detém a maior rede privada de ensino universitário do mundo, tinha posto os ativos em Portugal à venda no ano passado, com o objetivo de se concentrar em mercados de maior dimensão como são os casos do Brasil, Chile, México e Peru, segundo avançou o Observador.
Primeiro dormir, agora reunir-se. Airbnb compra start-up dinamarquesa
O Airbnb anda às compras e o objetivo é expandir a sua rede de ofertas. Do aluguer de alojamento, a plataforma online quer agora passar para o aluguer de espaços de reuniões. O primeiro passo já foi dado, através da compra da start-up dinamarquesa Gaest.
Fundada por Anders Mogensen, a Gaest é uma plataforma que permite alugar espaços para reuniões, para eventos de team building e até mesmo para sessões de fotografias.
Por enquanto, a start-up dinamarquesa vai continuar a funcionar numa plataforma única, mas já com os colaboradores incorporados na nova proprietária, o Airbnb.
Com esta estratégia de crescimento, o Airbnb prepara-se para competir com empresas como, por exemplo, a WeWork, que permite, também, que os trabalhadores aluguem espaços de escritórios por curtos períodos de tempo. No entanto, por agora a Gaest só oferece serviços em cidades de seis países, dos quais Portugal ainda não faz parte.
Os termos do acordo não foram revelados. Contudo, em 2017, o Airbnb foi avaliado em 31 milhões de dólares, o equivalente a aproximadamente 27 milhões de euros.