Saiba como ensinar os seus filhos a pensarem como empreendedores

Com uma capacidade de aprendizagem impressionante, as crianças podem desde muito cedo ter um espírito empreendedor. E os pais podem dar uma ajuda.

Incutir uma mentalidade empreendedora nos mais pequenos é algo que nem sempre os pais equacionam, mas que na realidade pode ter resultados muito positivos porque os miúdos podem ter ideias incríveis desde tenra idade. Até o milionário Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, começou a pôr em prática as suas skills de empreendedor em criança ao vender pastilhas elásticas porta a porta.

Nem todas as crianças estarão destinadas a ser o próximo Buffett ou um Mark Zuckerberg, contudo ao encorajar um mindset empreendedor nos seus filhos pode estar a contribuir para ajudá-los a desenvolverem capacidades que serão úteis a vida toda, além de lhes transmitir algumas lições sobre finanças. Quer seja a vender limonada aos vizinhos ou a fazer qualquer outra atividade semelhante, as crianças podem começar a aprender sobre poupança como gastar ou investir. Em suma, ensina-os a dar valor ao dinheiro e, por outro lado, contribui para desenvolverem o sentido de perseverança ao aprenderem com as falhas e, simultaneamente, começarem a desenvolver um pensamento critico.

Neste processo, referem os especialistas, é fundamental que, perante uma ideia menos bem conseguida, os pais os apoiem e os ajudem a fazer melhor, ao invés de os recriminarem. Eis algumas pequenas coisas que pode implementar na relação com os seus filhos de forma a incentivá-los e ajudá-los a terem uma atitude empreendedora e ao mesmo tempo a saberem lidar com dinheiro de uma forma inteligente.

Promova a criatividade
Por norma as crianças já pensam com criatividade e não têm medo que lhes digam que as suas ideias são disparatadas, nem de falhar. Por isso esta etapa não é difícil. Mas não os “sufoque” para que não percam a confiança e comecem a pensar como o grupo.

Brainstorm
Se o seu filho quer encontrar uma ideia para começar a ganhar dinheiro é aqui que entra o brainstorm para perceber as suas potencialidades e o ajudar a encontrar formas de atingir esse objetivo. Ele sabe apanhar as folhas do jardim? Sabe cortar relva? Porque não construir um negócio em volta disso.

Escolha um mentor
As crianças nem sempre gostam de ouvir os conselhos dos pais. Por isso, uma boa alternativa pode ser encontrar entre os amigos ou restantes familiares, um que assuma o papel de mentor e ajudar a guiá-los na criação do seu projeto.

Analise o mercado
Se acredita que a ideia do seu filho tem o potencial necessário para se transformar num negócio, então pesquise o mercado para avaliar a concorrência.

Ensine o lado prático
Ao guiar os filhos através da construção e gestão de um negócio, por mais simples que este seja, explique-lhes como funcionam aspetos como o pagamento de impostos ou os lucros. Mas de forma progressiva para não os assustar com o lado prático, e realista, dos negócios.

Comentários

Artigos Relacionados