Entrevista/ “Queremos garantir que cada brinquedo vai contribuir para a evolução de cada bebé”

Natal, prendas, lojas… só de pensar já está cansado? Para quem quer fugir à confusão, há uma nova solução. Chama-se Bengi e quer facilitar as compras de última hora. Em entrevista ao Link To Leaders, Nuno Gonçalves, cofundador da start-up, explica como surgiu a ideia de criar um marketplace que leva, para já, brinquedos de diversas marcas e tipologias a todo o território nacional e em apenas dois dias.
Há alturas do ano em que o tempo não chega para tudo. É o caso do Natal. Por mais mágica que esta época seja, as intermináveis listas de presentes para toda a família e amigos e pouca disponibilidade de tempo podem ser uma verdadeira dor de cabeça.
Foi a pensar neste tipo de cenário que surgiu em plena pandemia uma start-up 100 por cento portuguesa que disponibiliza uma loja online de brinquedos para bebés e crianças, e que quer melhorar o processo de compra deste tipo de produtos.
A Benji tem, segundo Nuno Gonçalves, um dos seus cofundadores, desde os brinquedos mais clássicos de madeira até aos recentes e contemporâneos, não faltando opções pensadas para cada momento do bebé. As entregas são em todo o território português.
No futuro, o objetivo é ” alargar a faixa etária a que se destinam os nossos produtos. Depois dos dois anos de idade, alargaremos a oferta até crianças de seis anos, depois adolescentes e até adultos, uma vez que o brincar deve estar presente em todos os momentos da vida”.
Como surgiu a Benji?
Comecei a pensar na ideia para a Benji depois de ter identificado uma necessidade no mercado dos brinquedos português para bebés. Este problema surgiu quando, já durante a pandemia, decidi comprar brinquedos para os meus dois sobrinhos gémeos Bernardo e o Benjamim, que celebravam nesse período o seu primeiro aniversário.
Esta era uma tarefa que eu previa ser fácil e rápida, uma vez que esperava encontrar várias empresas e ofertas online, destinadas especificamente às idades dos meus sobrinhos. No entanto, apenas com uma pesquisa, percebi que não havia uma loja online que agregasse toda a oferta de brinquedos disponível e que tivesse em conta as especificidades de cada idade. Além disto, tive dificuldade em encontrar uma plataforma cujo processo de compra não exigisse contacto físico, algo que neste momento tentamos ao máximo evitar.
Para levar aos meus sobrinhos e aos outros bebés os melhores brinquedos, que ajudem a estimular o seu desenvolvimento, juntei-me a mais dois empreendedores e criámos a Benji – uma loja online que agrega várias marcas e brinquedos, levando-os a todas os bebés de norte a sul do país, mas também às ilhas, de forma fácil e rápida.
Porquê Benji?
A ideia de chamarmos “Benji” a este novo projeto surgiu quando juntámos os nomes dos meus sobrinhos: Bernardo e Benjamim. Já que a motivação para embarcarmos nesta aventura teve por base o momento em que quis comprar presentes de aniversário para eles, senti que o nome poderia contar essa mesma história, em jeito de homenagem aos dois.
“Sentimos que hoje temos ao nosso lado marcas consolidadas no mercado e que nos permitem dar os primeiros passos da forma mais segura possível e levando a qualidade a todos os que precisam de brinquedos”.
Quais os maiores desafios que encontraram pelo caminho?
Sentimos que o processo até termos operacional toda a nossa plataforma foi bastante rápido, tendo os desafios sido ultrapassados com o trabalho conjunto e experiência dos três fundadores. Dentro dos vários desafios, podemos realçar a gestão que foi necessária para apresentarmos, logo de início, os melhores produtos na Benji. Assim, tivemos de mergulhar no mercado dos brinquedos e perceber quais os melhores parceiros para esta fase inicial do negócio, chegando a algumas que acreditamos trazer um selo de credibilidade à Benji.
Sentimos que hoje temos ao nosso lado marcas consolidadas no mercado e que nos permitem dar os primeiros passos da forma mais segura possível e levando a qualidade a todos os que precisam de brinquedos.
Quanto tempo demoraram a desenvolver este marketplace?
Desde o surgimento do conceito até estar completamente preparado para receber encomendas, demorámos cerca de três meses: de setembro a novembro de 2020. Sentimos que o processo foi bastante fluido, uma vez que em apenas três meses conseguimos montar toda a operação. Continuaremos a aperfeiçoá-la e melhorá-la, de forma a que vá cada vez mais ao encontro das necessidades dos que confiam em nós.
Durante o processo de desenvolvimento, a nossa experiência profissional e conhecimento como fundadores de outras empresas, mesmo que noutros setores como saúde, finanças, marketing digital e gestão de projetos foi, sem dúvida, uma mais valia, para que a evolução do projeto corresse como esperada.
Quais as mais-valias da plataforma da Benji e o que a distingue de outras plataformas?
Acreditamos que são vários os pontos que nos distinguem de outras plataformas. Primeiramente, estamos a trabalhar para oferecer a maior variedade possível de brinquedos e marcas a todos os que passem pelo nosso site, pelo que sentimos que esse é um ponto que nos vai a longo prazo posicionar no mercado. Desde os clássicos de madeira aos brinquedos contemporâneos e que vão ao encontro das tendências atuais, não deixaremos de fora nenhum tipo de brinquedo. Também os produtos ecofriendly, sustentáveis, amigos do ambiente e produzidos em Portugal fazem parte da oferta que estamos a trabalhar para introduzir.
Também a experiência na plataforma é algo que nos diferencia. Cada pessoa que entra na Benji é direcionada para as várias faixas etárias disponíveis, de forma a encontrar o brinquedo mais adequado para a criança que pretende presentar. Desta forma, conseguiremos garantir que cada brinquedo vai contribuir para a evolução de cada bebé, estando adaptado à sua idade e necessidade. Sendo possível levar um presente a um bebé de outra ponta do país, em apenas dois dias úteis, facilitamos também as compras de última hora, num momento em que existe algum receio em entregar os presentes pessoalmente.
A Benji é um ecommerce robusto, seguro em que todos podem confiar, que conta com marcas credíveis e de confiança. A isto, junta-se o facto de aliar uma boa base tecnologia, com uma experiência de compra rápida e segura, ao promover uma maior ligação com o público – algo que conseguimos devido ao background e experiência profissional de cada fundador.
Como têm promovido a Benji?
Sendo um projeto recente, que teve início no mês de novembro de 2020, estamos ainda a aprimorar os nossos canais de comunicação, de forma a chegarmos a cada vez mais pais, amigos e familiares. Temos o nosso site, onde é possível conhecer todos os nossos brinquedos e saber as novidades que vamos lançando. Aqui, todos podem realizar o processo de compra do início ao fim, até mesmo o momento de pagamento.
Estamos também já presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn, de forma a darmos a conhecer o nosso projeto, produtos e termos contacto direto com todos os que se interessam pela temática dos brinquedos. Por último, sendo o objetivo central da Benji facilitar a vida de pais, amigos e familiares, criámos um blog em que partilhamos algumas dicas e conselhos sobre este tema. Para ler os nossos artigos, basta aceder diretamente ao site da Benji e entrar na página destinada.
“Além disso, queremos também alargar a faixa etária a que se destinam os nossos produtos. Depois dos dois anos de idade, alargaremos a oferta até crianças de seis anos, depois adolescentes e até adultos, uma vez que o brincar deve estar presente em todos os momentos da vida”.
Neste momento, disponibilizam apenas brinquedos de quatro marcas. Faz parte da estratégia da Benji alargar a sua oferta a outras marcas e a outros produtos para bebés e crianças?
Sem dúvida. Para já, temos como parceiras quatro marcas de brinquedos com posicionamentos e produtos muito diferentes entre si. São elas a Chicco e a Fisher Price, que são conhecidas de toda a população, mas também a Janod e a Goki, que contam com brinquedos de madeira aos mais contemporâneos.
Apesar do facto de termos estas marcas disponíveis ser já um selo de confiança da nossa plataforma, pretendemos juntarmo-nos a cada vez mais entidades, tanto internacionais como nacionais, de forma a alargarmos a nossa oferta ao longo do tempo. Além disso, queremos também alargar a faixa etária a que se destinam os nossos produtos. Depois dos dois anos de idade, alargaremos a oferta até crianças de seis anos, depois adolescentes e até adultos, uma vez que o brincar deve estar presente em todos os momentos da vida.
O que é preciso fazer para que as marcas de brinquedos possam estar na vossa plataforma?
Estamos totalmente disponíveis para integrar novas marcas de brinquedos na nossa plataforma, pelo que basta entrar em contacto connosco através do email hello@benji.pt ou das nossas redes sociais.
Até ao momento quantas vendas já realizaram e quais as previsões para o mês do Natal?
Durante o mês de novembro, em que toda a plataforma ficou preparada, estivemos mais focados em testar todo o sistema com pessoas que nos são próximas, como amigos, familiares, de forma a recolher feedbacks e fazer algumas melhorias aos processos. No geral, estas primeiras experiências foram muito positivas, tendo os pareceres ido ao encontro das nossas expectativas e da forma como nos queremos posicionar: uma solução para comprar brinquedos de maneira rápida, fácil e segura.
Agora, estamos já totalmente preparados para receber encomendas de todo o território nacional, indo ao encontro das necessidades das pessoas nesta Natal. Temos como expectativa levar até casa dos portugueses 80% do nosso stock inicial, algo que já seria muito positivo para os nossos primeiros passos. No entanto, sabemos que a nossa missão não se esgota aqui, sendo nosso objetivo continuarmos a crescer e a chegar a cada vez mais pessoas ao longo dos próximos meses.
Quanto investiram na criação da start-up? Capitais próprios?
Nesta fase, não estamos a revelar valores concretos de investimento, mas o projeto não teve até à data qualquer ajuda externa, estando o seu desenvolvimento 100% a nosso cargo, os três fundadores, através de capitais próprios.
Quando se pergunta aos empreendedores porque não investem mais, eles culpam a burocracia e também a carga fiscal… Qual a sua opinião?
Acho que mais do que pensar nas burocracias e carga fiscal, torna-se importante encontrar um modelo de negócio vencedor e uma solução que venha resolver um problema real. Como empreendedores, temos de lutar e fazer com que o nosso investimento seja bem aplicado, sendo proativo e tendo um papel ativo na organização, sabendo que a parte legal e fiscal é algo com que temos de lidar.
“Temos como prioritário juntarmo-nos a empresas de brinquedos com posicionamentos e produtos inovadores, e que sejam tanto internacionais como nacionais, além de destinados a faixas etárias cada vez mais amplas”.
Quais os objetivos da Benji para 2021?
São muitos os objetivos que temos para 2021, uma vez que este será o ano em que podemos desenvolver o nosso projeto e chegar a cada vez mais pessoas, sempre disponibilizando uma oferta cada vez mais consolidada e completa. Queremos oferecer produtos diferentes e que vão ao encontro do mercado atual. Nesse sentido, temos como prioritário juntarmo-nos a empresas de brinquedos com posicionamentos e produtos inovadores, e que sejam tanto internacionais como nacionais, além de destinados a faixas etárias cada vez mais amplas.
A nível de processos e serviço, queremos agora testar ao máximo as nossas entregas, o serviço ao cliente e a qualidade dos produtos, de forma a melhorarmos constantemente a experiência que as pessoas têm ao adquirir um brinquedo na nossa plataforma. Prevemos um crescimento sustentável e sempre com os olhos postos no mercado e no que são as suas necessidades, inovando constantemente para levar o melhor serviço a todos os que precisem de comprar brinquedos.
Projetos para o futuro?
Vemos a Benji como um projeto a longo prazo e que progressivamente se vai adaptar ao que acontecerá à sua volta, ganhando o seu espaço no mercado dos brinquedos em Portugal. Assim, trabalharemos para um crescimento constante, que nos permita aumentar a nossa equipa, a nossa oferta, mas manter sempre o nível de qualidade e experiência de quem compra na Benji: a nossa principal prioridade.