Projeto MusicAIRE tem 690 mil euros para ajudar a recuperar o ecossistema musical

Começaram esta semana as inscrições para o MusicAIRE, um projeto que visa contribuir para “a recuperação verde, digital, justa e resiliente do ecossistema musical”. Em causa está um orçamento total de 690 mil euros.

Estão a decorrer, até dia 28 de março, as candidaturas ao MusicAIRE (An Innovative Recovery for Europe), um programa cofinanciado pela União Europeia que tem como finalidade apoiar a recuperação do setor musical europeu, um dos mais afetados pela crise da pandemia da Covid-19. A gestão do programa está a cargo do consórcio composto pelo INOVA+ e pelo European Music Council (EMC).

São elegíveis players, quer entidades públicas ou privadas, do setor musical estabelecidos nos 27 Estados-membros ou nos países que integrem o Creative Europe Programme. São os casos de compositores, músicos, intérpretes, produtores, distribuidores, festivais, managers, booking agents, criadores, conferências, eventos da indústria, fabricantes de instrumentos, promotores, editores, pesquisadores, engenheiros de som, técnicos, professores, coaches ou operadores de salas de música, entre outros agentes do setor musical.

No total, nesta primeira call, o programa  envolve um budget de 690 mil euros, mas pode ser aumentado até um máximo de 20% e vai apoiar cerca de 18 projetos. A organização explica que os projetos serão financiados até um máximo de 90% do seu custo. Estão em jogo subvenções diferentes caso se tratem de projetos micro budget (15 mil euros); small budget (30 mil) ou médium budget (55 mil euros).

Os resultados das candidaturas serão conhecidos em abril e os projetos começarão em maio.

Comentários

Artigos Relacionados