Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia lança Campus EIT  

Proporcionar uma melhor oferta em matéria de educação para o empreendedorismo é o objetivo do Campus EIT lançado esta semana.

Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia que reforça a capacidade de inovação da Europa, lançou esta semana o Campus EIT, uma iniciativa que visa facilitar o acesso à sua oferta geral em matéria de educação e formação, juntando a inovação ao empreendedorismo.

O Campus EIT reunirá todas as atividades de educação para o empreendedorismo e desenvolvimento das competências do Instituto e das suas nove comunidades de conhecimento e inovação (EIT KICs). Além da criação e aceleração de negócios e projetos de inovação, a educação para o empreendedorismo serve como um dos principais pilares de apoio que a comunidade EIT oferece a milhares de inovadores em toda a Europa.

”Criamos o EIT Campus para oferecer um ponto de entrada central para estudantes e profissionais que desejam expandir os seus conhecimentos sobre diversos tópicos, mantendo um olho na inovação e empreendedorismo. As ofertas e oportunidades de formação proporcionadas pelo EIT Campus irão alargar o seu horizonte em domínios cruciais para o nosso futuro. Queremos que tanto os estudantes como os profissionais estejam melhor equipados porque pertencem às forças motrizes que apoiarão a Europa nas suas transições digital e verde”, explicou Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

As atividades de educação no Campus oferecerão serviços para diferentes tipos de alunos. Assim, para alunos do ensino secundário está disponível o projeto EIT Girls Go Circular, comprometido em ajudar jovens raparigas a desenvolver habilidades tecnológicas e de empreendedorismo relacionadas com a transição verde e digital. Por sua vez, os estudantes universitários têm através do EIT Label mais de 60 programas de pós-graduação desenvolvidos com 200 universidades ativas na rede EIT.

Para alunos profissionais há uma variedade de cursos e workshops sem grau do EIT acessíveis online para uma ampla gama de alunos nas áreas temáticas abordadas pela Comunidade EIT. Os alunos profissionais também beneficiarão dos programas de desenvolvimento de competências direcionadas, incluindo a nova EIT Deep Tech Talent Initiative, definida para capacitar um milhão de talentos em áreas de deep tech e a European Battery Alliance Academy, trabalhando com os Estados-membros da UE e parceiros da indústria para treinar e melhorar as habilidades de 800 mil trabalhadores em toda a cadeia de fornecimento de baterias.

Por último, para as instituições de Ensino Superior (IES), a Iniciativa EIT HEI vai ajudar as faculdades a desenvolverem a capacidade de ensinar inovação e empreendedorismo, reimaginando o papel das universidades como motores regionais de inovações.

A maioria dos programas de ensino serão gratuitos, ao contrário dos cursos e programas profissionais que estarão sujeitos ao pagamento de uma propina.

Refira-se que ao longo da última década, a comunidade EIT desenvolveu um vasto leque de atividades educativas de ponta baseadas em parcerias entre universidades, empresas e centros de investigação. Desde 2018, canalizou mais de 350 milhões de euros de financiamento para atividades de educação para o empreendedorismo em todas as comunidades de conhecimento e inovação do EIT.

No âmbito deste lançamento, o EIT apresentou também uma plataforma online que acolherá mais de 250 cursos nas áreas temáticas da comunidade EIT. Os primeiros cursos apresentados na plataforma são nas áreas do clima, alimentação, mobilidade urbana e matérias-primas e apoiam a transição de competências para uma Europa mais verde e saudável. Espera -se que o portal online do EIT Campus esteja totalmente operacional em meados de 2023, abrigando mais de 250 cursos e oportunidades em todo o ecossistema EIT.

Comentários

Artigos Relacionados