Projeto europeu tem 45 mil euros para soluções inovadoras na bioeconomia azul

O Blue Shuttle vai apoiar start-ups que encontrem soluções para três desafios na área da bioeconomia azul. Inscrições até 30 de abril.
O Blue Shuttle, projeto financiado pela União Europeia que conta com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto como um dos seus parceiros, está à procura de soluções digitais e tecnológicas que resolvam desafios no setor da bioeconomia azul.
O projeto convida à apresentação de soluções para os desafios de três empresas europeias, sediadas em Portugal, Espanha e França, em setores como a economia azul dos recursos marinhos e a biotecnologia azul.
Em Portugal, procura-se uma entidade que desenvolva um sistema inteligente de gestão integrada de recursos sólidos provenientes da aquaponia, de forma a impulsionar a transição digital nestes sistemas de produção, que combinam a aquicultura com a hidroponia, explica a UPTEC em comunicado.
Já em Espanha, o desafio é a criação de um sistema de veículos terrestres não tripulados para a gestão de corvos-marinhos em viveiros, enquanto em França se pretende avançar com a implementação de inteligência artificial para a otimização do tratamento de águas residuais com microalgas.
Após uma seleção, as três entidades vencedoras serão convidadas a participar num projeto-piloto, com a duração de 12 meses, trabalhando em estreita colaboração com as organizações que propõem os desafios. Com um apoio financeiro de 15 mil euros a cada organização, as start-ups vão poder desenvolver uma prova de conceito inovadora para a sua solução proposta.
As start-ups, Pequenas e Médias Empresas (PME), ou Centros de Tecnologia e Inovação sediados no Espaço Atlântico Europeu (Irlanda, França, Espanha e Portugal) podem apresentar soluções inovadoras a estes desafios até ao dia 30 de abril de 2025, através do website do projeto BlueShuttle.