Mais de 80% dos profissionais privilegiam tanto o bem-estar como o salário

A análise da Gympass envolveu 9 mil funcionários, em nove países, e concluiu que 83% dos profissionais consideram o bem-estar tão importante como o salário.

A forma com os trabalhadores estão a mudar a sua relação com as empresas, no que diz respeito às condições e benefícios que esperam destas, volta a estar em destaque num estudo recente da empresa internacional Gympass.

Realizado junto de 9 mil funcionários, em nove países, esta análise sobre o trabalho e o bem-estar mostra que 83% dos profissionais entrevistados consideram o bem-estar tão importante como o salário. Aliás, 85% afirmaram mesmo que ficariam mais facilmente no cargo atual se a empresa desse mais atenção à questão do bem-estar. A par disso, cerca de 73% dos trabalhadores entrevistados afirmaram que caso pensassem em mudar de emprego, só teriam em conta empresas que dessem prioridade ao bem-estar dos trabalhadores. Por sua vez, 77% referiram que pensariam em sair de uma empresa que não desse prioridade ao bem-estar. Ainda segundo a pesquisa, 36% dos entrevistados acreditam que a companhia onde trabalham não demonstra comprometimento com seu bem-estar.

O relatório revela, aliás, que a componente de bem-estar está na origem da maioria das reclamações dos colaboradores. Por exemplo, nos Estados Unidos, 25% e 20% dos colaboradores, respetivamente, frisaram que devido ao trabalho não têm tempo para cuidar da vida pessoal, do seu bem-estar ou das relações pessoais. Esta percentagem de insatisfeitos sobe para 30% no Reino Unido.

Com base nos resultados, o estudo conclui que, de forma geral, as empresas precisam de se focar na humanização do ambiente de trabalho, ou seja, promover uma cultura de apoio à vida pessoal e profissional dos seus colaboradores para não perderem talentos para a concorrência. Nesse processo, destaque para a importância de ferramentas tecnológicas que ofereçam insights sobre as necessidades dos colaboradores, a par da adoção de benefícios com foco no bem-estar físico e mental.

Comentários

Artigos Relacionados