Aproveitando a celebração do Dia Mundial da Poupança, que se assinala hoje, a GoParity lançou um Plano de Poupanças Sustentável para investimentos que mudam o mundo. Disponível na web e em app.

A GoParity tem uma nova ferramenta – o Plano de Poupanças Sustentáveis. Trata-se um projeto, disponível na web e em app,  através do qual  qualquer pessoa, maior de idade, além de investir o seu dinheiro em projetos alinhados com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e obter os juros com o investimento, pode revertê-los para uma conta poupança e colocar mensalmente dinheiro de lado, o que lhe pode render até 8% do investimento realizado.

Esta funcionalidade da plataforma de investimentos sustentáveis foi lançada a propósito do dia Mundial da Poupança e promete ajudar pessoas, famílias e até empresas a poupar e a fazer crescer a sua poupança.

Nuno Brito Jorge, CEO da GoParity, explicou que “o desenvolvimento da aplicação foi uma resposta aos pedidos dos mais de 8 mil utilizadores da plataforma que querem serviços financeiros mais transparentes, democráticos e conscientes socialmente. O nosso principal foco é prestar os serviços básicos de gestão financeira do dia-a-dia e de investimento, sempre alinhados com sustentabilidade e impacto”. Além disso, frisou, “com esta ferramenta tocamos ainda noutro ponto importante da nossa missão – a literacia financeira, ao ajudar as pessoas a poupar, seja para um momento de necessidade, seja para objetivos futuros. Portugal tem um dos piores rácios de poupança das famílias, mas é um problema que se estende um pouco por toda a Europa.”

O processo de investimento é simples: o investidor decide o montante e o dia em que quer fazer a transferência (automática) para a GoParity, e a plataforma trata do resto, garantindo a diversificação do investimento. Depois disso, sempre que quiser, o investidor pode verificar o crescimento da conta poupança e o impacto criado, em CO2 evitado, podendo cancelar em qualquer altura ou levantar o capital disponível. A cada utilizador da GoParity é atribuído um IBAN e a possibilidade de fazer transferências gratuitas para qualquer conta bancária.

Para chegar ao maior número possível de projetos e diversificar o investimento, a GoParity vai, através de um algoritmo, distribuir o montante programado pelos investidores para o plano de poupanças pelo maior número de projetos abertos a financiamento no período em questão, garantindo a regra de 20€ de investimento mínimo por projeto. Para maior liquidez dos investidores, nesta funcionalidade a GoParity não vai investir em projetos cujo período de maturidade ultrapasse os 5 anos.

O CEO da GoParity xoliou ainda que estão a abrir um projeto por semana, sendo que muitos ficam financiados em apenas umas horas, e num máximo de um mês. Com o lançamento do Plano de Poupanças Sustentáveis, prevemos aumentar este ritmo, e tornar os financiamentos ainda mais rápidos, para que cada vez mais organizações tenham a possibilidade de ver os seus projetos sustentáveis financiados”.

Comentários