Portugal integra projeto europeu para promover literacia em fertilidade junto dos jovens

A iniciativa, que pretende estar presente nas escolas portuguesas, vai colocar à prova os conhecimentos sobre fertilidade através de um jogo digital. Portugal é um dos quatro países da União Europeia a integrar o projeto.

Chama-se “FActs!” e pretende desafiar os estudantes portugueses do ensino secundário para a temática da fertilidade. O jogo foi criado pela Fertility Europe, uma entidade que representa mais de 30 associações nacionais de pacientes no campo da (in)fertilidade, sendo que em Portugal terá a coordenação da Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade). 

Qual é a probabilidade de uma mulher com 25 a 35 anos engravidar no espaço de um mês? E com que idade começamos a ficar menos férteis? O exercício físico excessivo afeta a fertilidade? Estas são algumas das questões com as quais os adolescentes se vão deparar ao longo do jogo. Além da sensibilização e promoção da literacia, os responsáveis esperam recolher dados estatísticos sobre o grau de conhecimento dos jovens nesta área. 

“Este projeto desafia os estudantes a explorarem e compreenderem melhor o funcionamento do corpo humano e os fatores que podem influenciar a capacidade reprodutiva”, começa por explicar a diretora Executiva da APFertilidade, Joana Freire.

“Com este jogo, estamos a proporcionar uma abordagem interativa e envolvente para explorar tópicos sensíveis, como os fatores que podem afetar a fertilidade”, acrescenta a responsável.

O jogo consiste em quatro cenários com nove questões. Após cada cenário, que representa um nível diferente do jogo, o jogador pode ver quantas estrelas recolheu com base nas suas respostas certas ou erradas. Ganha quem obtiver a pontuação mais alta. Atualmente, a APFertilidade já teve oportunidade de apresentar esta iniciativa em sala de aula e convida todas as escolas a acolherem o projeto. 

“Sabemos que é difícil manter os estudantes atentos por longos períodos de tempo. Esta ferramenta, por ter uma natureza tão dinâmica e digital, pode ser uma solução de aprendizagem muito eficaz para abordar este tema. Nas escolas em que aplicamos o projeto, os jovens mostraram-se muito recetivos e os professores fizeram um balanço muito positivo”, diz Joana Freire. O jogo tem uma duração de 5 a 8 minutos e pode ser jogado no telemóvel ou computador.

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada seis pessoas no mundo sofre de infertilidade. “Estamos confiantes de que este projeto vai aumentar a consciência dos jovens, mas também vai incentivar conversas abertas e construtivas sobre saúde reprodutiva, contribuindo para uma sociedade mais informada e capacitada”, termina Joana Freire. 

Para a Fertility Europe, “o conhecimento sobre fertilidade e o foco na geração jovem são de grande importância”, salienta a presidente desta entidade, Klaudija Kordic.

Comentários

Artigos Relacionados