Robô maestro lidera orquestra de 60 músicos em Seoul

Chamado EveR 6 é um robô humanoide que subiu ao palco como maestro para conduzir os cerca de 60 músicos da orquestra do Teatro Nacional da Coreia.
Com 1,80 m de altura, o robô EveR 6 fez a sua estreia, no final de junho, como maestro da orquestra do Teatro Nacional da Coreia, onde conduziu cerca de 60 músicos que tocaram instrumentos tradicionais do país, durante meia hora. A sua capacidade de reproduzir em detalhe os movimentos do maestro humano parece ter superado as expetativas da assistência e do próprio maestro, que acompanhou a exibição e elogiou publicamente a capacidade do robô para fazer os movimentos que conduzem uma orquestra.
Criado pelo Instituto de Tecnologia Industrial da Coreia do Sul, o EveR 6 foi programado para replicar os movimentos de um ser humano, através da tecnologia de captura de movimentos. Contudo, ainda apresenta alguns handicaps, entre eles o facto de não conseguir ouvir e de não ter capacidade de improviso em tempo real.
A experiência – que apesar de não ser inédita no mundo, foi encarada como mais um passo na interação entre humanos e robôs na área do desempenho artístico – deverá ser melhorada uma vez que os investigadores do Instituto de Tecnologia Industrial da Coreia do Sul estão a trabalhar no sentido de permitir que, no futuro, o robô faça gestos que não são pré-programados. Os observadores da performance do robô, presentes entre os cerca de mil espetadores do espetáculo “Disproof”, destacaram também a necessidade de incorporação de inteligência artificial para permitir uma compreensão mais avançada da música.