Em Pequim há uma app para facilitar as denúncias

A polícia de Chaoyang, o maior bairro de Pequim, desenvolveu uma app para telemóveis que facilita aos habitantes a denúncia de todo o tipo de atividades suspeitas.

A polícia de Chaoyang, o maior bairro de Pequim, desenvolveu uma app para telemóveis que facilita aos habitantes a denúncia de todo o tipo de atividades ilegais. Os utilizadores podem, assim, fornecer anonimamente informações à polícia, através de upload de vídeos, fotografias ou texto sobre toda a espécie de infrações. Os habitantes podem também acompanhar nos seus telemóveis a evolução dos casos que relataram.

Denominaza “Cháoyáng qúnzhòng” (ou “os habitantes de Chaoyang”) e disponível gratuitamente na Apple Store, esta app “tem como objetivo reforçar as relações entre a polícia e o público, e explorar plenamente o potencial dos residentes de Chaoyang na luta contra o crime”, explica a polícia do bairro na sua conta no Weibo (o “Twitter” chinês).

A fama do bairro de Cháoyáng é muito conhecida na China, porque os seus habitantes consolidaram uma sólida reputação de delatores nas redes sociais ao longo dos últimos anos, na sequência de informações que permitiram a detenção de uma dezena de personalidades importantes implicadas em negócios de tráfico de droga e de prostituição, entre os quais Jaycee Chan, filho do ator Jackie Chan. A polícia anuncia sistematicamente as prisões efetuadas, graças às denúncias dos moradores. Os internautas divertem-se a chamar aos “moradores de Chaoyang” o quinto maior grupo de espionagem do mundo, depois da CIA dos Estados Unidos, o KGB da era soviética, a Mossad israelita e o MI6 britânico.

Comentários

Artigos Relacionados