Pavnext vai representar Portugal na Holanda

A start-up incubada no Vodafone Power Lab está na semifinal do concurso Ideas from Europe e vai representar Portugal na Holanda, em 2018.
A startup Pavnext acaba de somar mais uma distinção internacional ao seu currículo. Foi uma das vencedoras da semifinal do concurso Ideas from Europe, uma competição a que concorreram 28 ideias de negócio, de cada um dos estados membros da União Europeia. Apenas 11 ideias, entre as quais a da start-up portuguesa incubada no Vodafone Power Lab, foram escolhidas para ir à final, que se realiza em abril de 2018, na Holanda. Esta é a oitava distinção que este projeto soma desde dezembro de 2016.
O projecto da Pavnext consiste no desenvolvimento de um equipamento para pisos rodoviários que permite extrair energia cinética aos veículos, reduzindo, desta forma, a sua velocidade de circulação sem qualquer ação do condutor e sem causar impacto no veículo. A energia captada é convertida em energia elétrica que pode ser utilizada, por exemplo, para iluminação da via pública, passadeiras ou semáforos.
Além disso, o sistema também permite gerar dados de tráfego e de velocidade, da energia gerada e consumida, possibilitando a elaboração de relatórios e a otimização de consumos energéticos em tempo real.
A Pavnext repara-se para testar o seu projeto piloto em Cascais, no âmbito do primeiro prémio do Big Smart Cities já que este, além do prémio pecuniário de 10 mil euros, da incubação no Vodafone Power Lab e dar conhecer um dos polos de inovação da Ericsson, incluía ainda um período de experimentação do projeto em Cascais. Por agora, a Pavnext está a identificar as passadeiras mais perigosas da vila para, posteriormente, iniciar a implementação dos dispositivos no pavimento.