Depois de vender empresa, ex-CEO ajuda funcionários a tornarem-se milionários

Jay Chaudhry ajudou 88% dos funcionários da SecureIT a tornarem-se milionários depois de vender a empresa por 70 milhões dólares (cerca de 65 milhões de euros).

Jay Chaudhry, de 65 anos, fundador e CEO da Zscaler, uma empresa de cibersegurança na nuvem avaliada em aproximadamente 28 biliões de dólares (cerca de 26 mil milhões de euros), mudou a vida dos seus funcionários ao vender a sua primeira empresa, a SecureIT, por 70 milhões dólares (aproximadamente 65 milhões de euros) em 1998. Em vez de se focar na sua própria riqueza, Chaudhry concentrou-se em como o negócio poderia ajudar dezenas de funcionários a tornarem-ss milionários, segundo a CNBC.

Entre o momento da aquisição e fevereiro de 2000, as ações da VeriSign aumentaram mais de 2.300%, chegando a 253 dólares (235 euros) por ação, impulsionadas por duas divisões de ações e uma “bolha” temporária das ações de tecnologia. A bolha estourou no final daquele ano e as ações da VeriSign perderam aproximadamente 75% do seu valor máximo até o final de 2000, caindo para quase 4 dólares(4 euros) em 2002.

Chaudhry seguiu o conselho de Jim Bidzos, presidente da VeriSign, e vendeu as ações aos poucos e de forma regular. Chaudhry colheu alguns benefícios do aumento das ações da VeriSign antes do mercado cair.

Os funcionários da SecureIT que mantiveram as ações da VeriSign foram recompensados pela sua paciência: as ações fecharam a 254 dólares (235euros) por ação em janeiro de 2021. O preço atual ronda os 175 dólares (162 euros) por ação.

Estratégia passou por se focar nos funcionários

Chaudhry já tinha dinheiro suficiente para ser feliz: ele e a sua esposa tinham uma “casa típica de classe média” e não possuíam carros ou pagamentos extravagantes. Ele atribui a sua capacidade de distribuir tantas ações aos funcionários à sua abordagem de autofinanciamento. Chaudhry e sua esposa financiaram a SecureIT com a ajuda das suas economias que rondavam os 500 mil dólares (464 mil euros), em vez de procurarem investidores externos.

A história de Chaudhry é semelhante à de outro bilionário, Mark Cuban, que também ajudou os seus funcionários a tronarem-se milionários, ao vender as suas empresas. Cuban distribuiu bônus aos funcionários após a venda da Broadcast.com para o Yahoo por 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 5,28 mil milhões de euros) em 1999. E continuou esta prática em todas as empresas que vendeu, incluindo a venda das suas participações maioritárias na HDNet e nos Dallas Mavericks.

 

Comentários

Artigos Relacionados