O que fazem Gates e Bezos para aumentar a produtividade logo de manhã?

A ideia de que as primeiras tarefas da manhã são capazes de influenciar a produtividade ao longo do dia é partilhada por muitos. Há quem lhe chame a “lei das primeiras coisas”.

Afinal em que consiste a “lei das primeiras coisas”, uma estratégia adotada pelos milionários Bill Gates, da Microsoft, e Jeff Bezos, da Amazon, para terem uma manhã mais produtiva?

A primeira tarefa que fazemos logo de manhã, e que não tem que ver diretamente com trabalho, é capaz de influenciar a produtividade para o resto do dia. Vejamos os exemplos de Gates e de Bezos. O primeiro já afirmou publicamente diversas vezes que começa o dia correr na passadeira e a assistir a vídeos educacionais. O segundo prefere evitar reuniões e trabalho antes das 10 horas da manhã. Até essa hora dedica-se a pequenas tarefas em casa. Por sua vez, Jack Dorsey, CEO do Twitter, medita durante 30 minutos e depois faz exercícios físicos.

A ver pela rotina dos milionários, estes reservam algum tempo para si próprios logo pela manhã, o que, asseguram, acaba por se refletir nos níveis de produtividade alcançados durante o dia. Uma estratégia que pode melhorar o humor e o ritmo de trabalho.

Evite que a sua primeira ação do dia seja logo agarrar no telefone como é prática corrente com grande parte da população mundial. Pense na quantidade de informação que consome logo que abre os olhos, nas inúmeras solicitações a que está sujeito assim que começa o dia, ao invés de aproveitar para se focar em si mesmo e nas suas metas para esse dia.

No final do ano passado, um artigo publicado na Harvard Business Review referia precisamente que ter hobbies e dar atenção às suas paixões fora do ambiente de trabalho são atitudes capazes de melhorar o desempenho profissional a longo prazo. Ou seja, gostar do que se  faz profissionalmente é fundamental, mas não deve limitar a sua vida apenas a isso porque gostar demais do que se faz torna ainda mais difícil desligar-se após o fim do expediente. E isso não é saudável para a sua saúde mental.

Em suma, não tem necessariamente que recorrer aos mesmos hábitos dos milionários, mas se tirar uns minutos das primeiras horas da manhã para fazer algo que goste – quem sabe passear o cão ou ler mais umas páginas de um livro – provavelmente depois disso começa o dia de trabalho com mais entusiasmo e energia.

Comentários

Artigos Relacionados