A Ler: Como pensar melhor

Em quem podemos confiar quando procuramos respostas, num universo mediaticamente tão saturado e onde não faltam fake news? O “Como pensar melhor”, dos professores Paul Perlmutter, John Campbell e Robert MacCoun, deixa algumas pistas.
Do que fala
O dia a dia está cheio de inquietações e de dúvidas que atrapalham a tomada de decisão. Afinal, em quem podemos confiar quando procuramos respostas, considerando que a saturação mediática, o excesso de informação e as fake news, bem como proliferação de “especialistas, transformaram o mundo num labirinto?
Cientes de que estas inquietações afetavam os seus alunos, Saul Perlmutter (Prémio Nobel da Física), John Campbell (professor de Filosofia da Universidade da Califórnia, Berkeley) e Robert MacCoun (professor de Direito da Universidade de Stanford) decidiram criar um curso com um propósito bem definido: ensinar a pensar.
O curso, que lecionam há mais de uma década em Berkeley, foi um sucesso e começou a ser replicado em várias outras universidades. Na essência, o que os autores fizeram foi aplicar o método científico às questões do dia a dia. Ou seja, ensinam a destrinçar os factos da ficção, a navegar num mar de possibilidades e a trabalhar pelo bem comum.
E oferecem ainda dois “superpoderes”: a aplicação prática do pensamento probabilístico e a segurança de saber o que fazer em qualquer situação. “Como Pensar Melhor2 é isso: tal como não é preciso ser-se mecânico para conduzir um carro, não é preciso ser-se cientista para compreender ou utilizar o que a ciência tem para oferecer: a nossa vida claramente mapeada.
Quem escreveu
Saul Perlmutter recebeu o Prémio Nobel da Física, em 2011, pelo seu contributo para a descoberta da expansão acelerada do universo. É professor de Física na Universidade da Califórnia, Berkeley, e cientista do Lawrence Berkeley National Laboratory.
Por sua vez, John Campbell é professor de Filosofia na Universidade da Califórnia, Berkeley. Foi bolseiro da Fundação Guggenheim e da National Endowment for Humanities e presidente da Sociedade Europeia de Filosofia e Psicologia.
Já Robert MacCoun é psicólogo social, professor de Direito na Universidade de Stanford e membro do Freeman Spogli Institute. Em 2019 recebeu o James McKeen Cattell Fellow Award, da Associação de Psicologia Científica, pelo percurso da sua carreira.
Temas Chave
Sociedade, Informação
Ficha Técnica
Título: Como Pensar Melhor
ISBN: 9789892365305
Edição: junho de 2025
Editora Lua de Papel
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 400