Opinião

“O investimento de business angel é um negócio de exit”

Janne Jormalainen, presidente da EBAN*

O investimento dos business angels é altamente arriscado, mas como evitar as maiores armadilhas? Descubra os oito principais insights.

O que é necessário para ter sucesso como business angel? Este artigo resume alguns dos pontos principais.

  1. O investimento dos business angels não é para ganhos rápidos

“Mantenha uma visão de longo prazo nos seus investimentos e construa um portefólio equilibrado e grande o suficiente. O verdadeiro trabalho de um business angel começa após o investimento”.

  1. A maioria das start-ups fracassa – o risco de falência é muito alto

“Investir em start-ups não é fácil – caso contrário, todos fariam isso e teriam sucesso o tempo todo. A maioria dos seus investimentos irá falhar. Certifique-se de ter um portefólio suficientemente grande onde também possa ter um bom exit”.

  1. Os business angels nos conselhos de administração das empresas fazem a diferença

“Os business angels stão frequentemente no board das empresas em que investem, e por uma razão: “Se o business angel estiver no conselho de administração da empresa, a probabilidade de múltiplos retornos é muito maior. Se houver bons investidores no board ou no conselho consultivo de uma empresa, eles podem fazer uma grande diferença”.

  1. Diversidade muitas vezes equivale a melhores retornos

“O que significa a diversidade da equipa para os retornos? Se houver pelo menos uma mulher na equipa fundadora, os dados mostram que pode obter retornos 63% melhores. Se você quer ter bons retornos ou ter sucesso, precisa de começar a levar a sério a questão da diversidade”.

  1. A tração geralmente é dinheiro ou utilizadores. É simples assim.

“Para verificar a tração, incentivo os business angels a conversarem com os clientes da start-up antes de fecharem o negócio. Eu ligo para os clientes da start-up e peço de três a cinco referências de clientes. Uma das coisas que você aprende com isso é que se a tração for realmente verdadeira e se algo vai surgir nos próximos 12 meses – isto é, se eles realmente querem comprar e estão comprometidos.”

  1. A reputação e as redes de BA são importantes – e você precisa construí-las desde o início.

“Apenas com a reputação e as redes certas você pode conseguir os melhores negócios. Para fazer investimento business angel profissionalmente precisa de estar em rede internacionalmente. Precisa de saber quem pode comprar a start-up quando chegar a hora de você fazer exit”.

  1. Os BA podem causar impacto

“O mais importante para mim é o investimento de impacto. Quero mudar o mundo para melhor como um business angel, e o investimento de impacto pode fazer isso.”

  1. O investimento de business angel é um negócio de exit

“Em quase todos os bons exits que eu mesmo fiz, o comprador é conhecido há vários anos. É apenas uma questão de tempo até que comprem a empresa. No caso da Loupedeck adquirida pela Logitech, eu conhecia o comprador do meu último exit há cinco anos.”


*Janne Jormalainen, presidente da EBAN, juntamente com os membros do board da EBAN faz uma retrospetiva de 2023. Este artigo é uma adaptação da versão inglesa publicada  no site oficial da EBAN.

Nota: O presente artigo foi publicado pela primeira vez no site da EBAN. Este artigo faz parte da parceria entre a EBAN e o Link To Leaders, e que consiste na publicação regular de artigos de opinião de alguns dos mais prestigiados membros da Associação Europeia de Business Angels.

Comentários

Artigos Relacionados