Nova SBE inaugura espaço de empreendedorismo

O Haddad Entrepreneurship Institute, no campus de Carcavelos, quer ser um centro líder na Europa. É inaugurado hoje.
A Nova SBE, a Fundação Alfredo de Sousa e a Fundação Haddad inauguram hoje o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute. Trata-se de um novo espaço, instalado no campus de Carcavelos, que ambiciona tornar-se um centro líder em empreendedorismo na Europa.
O Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute detém uma área de 300 m2 que inclui um espaço de cowork e outro de team work, um brainstorming corner, um espaço de eventos com um ecrã gigante, cabines acústicas e outros espaços de trabalho. Quer imprimir um novo ritmo à inovação, aprendizagem e criação de novos negócios na academia. Refira-se que todos os semestres já há, pelo menos, 50 alunos a dedicarem-se à criação dos seus próprios negócios, revelou o instituto.
Em colaboração com o iECO, o Haddad Entrepreneurship Institute tem previsto lançar programas de estágio de verão, onde os alunos serão desafiados a integrar start-ups e enfrentar desafios específicos como a expansão internacional, mas também projetos de trabalho de empreendedorismo aplicado e laboratórios de campo, bootcamps e sessões de pitch, web3 debates e experimentação e muito mais.
Por outro lado, o instituto também apoiará a investigação e o mindset de liderança no empreendedorismo, escalada de negócios, governance empresarial e companhias de alto crescimento.
Está igualmente prevista, já este verão, a organização da primeira conferência académica de empreendedorismo, o desenvolvimento de case studies e barómetros assim como o apoio a outras iniciativas para fomentar o empreendedorismo feminino, focando na sua sustentabilidade e impacto.
Na sequência da cooperação com o Nova SBE Innovation Ecosystem (iECO), também inaugurado recentemente, vai ser possível fomentar ainda mais sinergias entre a academia, os alunos, as empresas parceiras e as start-ups incubadas no campus que agora se podem fixar permanentemente no local.
Recorde-se que nos últimos três anos, a Nova SBE lecionou e trabalhou programas específicos de empreendedorismo com mais de mil alunos e desenvolveu projetos em colaboração com várias universidades parceiras em todo o mundo, desde a Insper, no Brasil, à London School of Economics. Através do ecossistema de empreendedorismo a escola acelerou mais de 200 start-ups e incubou outras 70 que angariaram mais de 50 milhões de euros e criaram mais de 300 empregos, esclarece a instituição.