O programa internacional de aceleração de start-ups early-stage lança já este mês uma nova edição para empreendedores que necessitem de mentoria, formação e financiamento. As inscrições terminam no dia 13.

O Founder Institute, o programa internacional de apoio ao lançamento de start-ups early-stage, anunciou o arranque de mais um semestre de formação durante o mês de outubro. As candidaturas terminam no próximo dia 13 e a partir daí inicia-se mais uma edição do programa. O Founder Institute tem algumas bolsas para atribuir, entre as quais Women in Tech Fellowship e Le Wagon Fellowship.

Este novo semestre em Lisboa incluirá o mais recente currículo de construção de empresas do Founder Institute, adequado para dar resposta às necessidades de empreendedores avançados (estado MVP), bem como novos empreendedores aspirantes numa fase inicial – um projeto lançado este ano em colaboração com centenas de líderes de start-ups em todo o mundo.

“O ecossistema português tem potencial para ser um dos mais igualitários da Europa e por isso capaz de responder ao desafio de graduar no próximo programa de aceleração um número idêntico de mulheres e homens”, frisou Sandro Batista, diretor do FI em Portugal. Este responsável referiu ainda que “a missão do Founder Institute é capacitar pessoas talentosas e motivadas para construir empresas que criem impacto global. Isso inclui pessoas talentosas e motivadas de todas as origens e, como tal, estamos comprometidos em diminuir a diferença de género nas start-ups de alta tecnologia”.

Refira-se que o Capítulo de Lisboa do Founder Institute é coordenado pelos responsáveis de start-ups locais: Carlos Correia (sócio fundador da Borntorealise, consultor e docente universitário) e Sandro Batista (sócio fundador de empresas tecnológicas entre as quais Focus BC, Mapify.ai, EngSolvers).

Desde 2012, ano do lançamento em Lisboa, o programa criou 29 empresas promissoras de tecnologia, e vários dos seus graduados lançaram produtos globais. Um desses exemplos foi o Climber Hotel, um software-as-a-service de gestão de receita para cadeias de hotéis que recentemente fechou uma ronda de financiamento liderada pela Innovation Nest estando em fase de expansão dos seus serviços por toda a Europa.

Este ano, entre os mentores que participam no programa do Founder Institute Lisboa estão Maria A. Dahrieh (Founder & CEO na WhaleShark), Nancy Brito (Partner e Investor na Semeia Ventures), António Ferreira (diretor geral Iberia e América Latina na Claranet), Pedro Santos Vieira (500 Startups, entre outros.

Comentários