Negócios do mês: Sonae IM cria holding e Toyota Caetano compra CaetanoBus
O mês de dezembro foi marcado por compras e fusões. A Sonae IM juntou a espanhola S21sec e criou a Maxive Cybersecurity. Já a Toyota Caetano Portugal adquiriu a CaetanoBus à sociedade Salvador Caetano Indústria para reforçar a aposta na mobilidade elétrica.
Sonae IM cria nova holding para a cibersegurança
A ‘Maxive Cybersecurity’ é a nova holding da Sonae Investment Management (Sonae IM), que agrega a S21sec (Espanha, Portugal, México) e a Excellium (Luxemburgo, Bélgica) para se posicionar como um dos maiores pure players de Managed Security Services Provider (MSSPs).
Em comunicado, a Sonae IM explica que a operação, que deverá estar concluída no final de 2020, surge como uma forma de consolidar os seus investimentos em cibersegurança Managed Security Services Provider (MSSP).
Além de estabelecer a sua presença nos mercados principais de Portugal, Espanha, Luxemburgo e Bélgica, a nova holding promete oferecer um vasto conjunto de serviços assentes na experiência da S21sec e da Excellium, aumentando disponíveis no seu portefólio.
O Conselho de Administração da holding nomeou Simon Church, que outrora ocupou cargos de chefia na NTT Com Security, na Vodafone Enterprise Security Services e na Optiv, como seu CEO.
Já a nível local, a S21sec e a Excellium vão continuar a operar sob a sua estrutura de gestão atual, liderada por Agustin Muñoz-Grandes e Christophe Bianco. A Sonae IM detalha ainda que a empresa terá o apoio de 550 especialistas em cibersegurança em sete países da Europa e da América Latina.
Toyota Caetano compra CaetanoBus por 16,3 milhões de euros
A Toyota Caetano Portugal adquiriu a CaetanoBus à sociedade Salvador Caetano Indústria SGPS por 16,3 milhões de euros, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No mesmo documento a Toyota indica ainda a compra de 12 milhões de ações no valor nominal de um euro cada, correspondentes a 61,94% do capital social da sociedade CaetanoBus, bem como de 7.350 ações no valor nominal de cinco euros cada, correspondentes a 49% do capital social da FINLOG, uma empresa de aluguer e comércio de automóveis também à sociedade Salvador Caetano pelo preço de 22,7 milhões de euros.
“Informamos que as referidas transações terão lugar por via da celebração de contratos de compra de ações, que produzirão efeitos no dia 17 de dezembro de 2020. Neste âmbito damos a conhecer que, no passado dia 26 de novembro, em reunião do Conselho de Administração da Toyota Caetano Portugal as operações acima referidas foram aprovadas pela unanimidade dos seus membros”, indica o documento.
O mesmo documento aponta ainda que “as operações então aprovadas consubstanciam uma vantagem económica para a Toyota Caetano Portugal, suportada no alargamento da parceria estratégica existente entre os seus principais acionistas”.
A entidade salienta que o reforço desta parceria estratégica resulta da aposta, por parte de diversos países Europeus, em políticas estratégicas de promoção da mobilidade elétrica para as suas cidades, sendo, portanto, expectável que “veículos comerciais e de transporte de passageiros e mercadorias sejam eletrificados num futuro próximo, tornando-os parte da estratégia de descarbonização até 2050”.