Estas são as start-ups japonesas que vão estar na Web Summit

A Agência governamental de comércio externo do Japão quase que triplica a representação do ano passado e traz a Portugal a alta tecnologia nipónica. Desde projetos sustentáveis a negócios na área do setor espacial, são 16 as start-ups nipónicas que vão hastear a sua bandeira na WebSummit já na próxima semana.

A Japan External Trade Organization (JETRO), agência governamental japonesa e principal player no que toca à promoção de start-ups japonesas no estrangeiro, vai estar presente, pelo segundo ano consecutivo, na Web Summit. Nesta edição, a organização vai apresentar 16 start-ups, especializadas em tecnologia de ponta nos setores espacial, de inteligência artificial e processamento de dados, de assistência médica, blockchain, entre outros.

“Há cada vez mais start-ups japonesas interessadas no mercado europeu. Este ano, contamos com 16 empresas promissoras e inovadoras, quase três vezes mais do que no ano passado”, comenta Susumu Kataoka, diretor geral da JETRO Paris, em comunicado enviado à redação. “A Europa e o Japão devem unir esforços para estabelecer uma relação ainda mais próxima. Esta é a nossa principal mensagem”, acrescenta.

Cinco das 16 start-ups, que vão estar na FIL, no Parque das Nações, fazem parte do programa J-Startup, uma iniciativa do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, que tem como objetivo catapultar start-ups japonesas para o mercado global.

ALE CO., Ltd
Está, atualmente, a criar “meteoros” a partir de pequenos satélites para recolher dados que ajudarão a prever as mudanças climáticas.

Ispace
Está a desenvolver um módulo e veículos lunares para transporte de cargas para a lua.

MUSCA
Start-up que está a desenvolver um sistema de reciclagem que utiliza larvas de moscas domésticas para transformar resíduos orgânicos em adubo e proteínas para a alimentação.

FiNC Technologies
É responsável por desenvolver a principal aplicação de saúde e bem-estar nipónica, que conta com mais de sete milhões de downloads.

Astroscale
Opera no ramo de remoção de detritos espaciais e tem como objetivo garantir a segurança de viagens espaciais e a órbita de satélites.

Susumu Kataoka, diretor geral da JETRO, explicou ao Link To Leaders que o programa J. Startup tem 12 hubs de acelaração à volta do mundo. Na Europa estão em Paris, Londres, Berlim e Helsínquia. “Nestes hubs temos programas específicos para identificar as start-ups japonesas que querem internacionalizar-se e apoiamo-las, facilitando planos de negócio com os aceleradores locais e incubadoras”, revelou.

Apesar do apoio governamental, as start-ups continuam a enfrentar alguns desafios, refere Susumu Kataoka. “O mercado japonês é muito grande, com 120 milhões de pessoas. Há muito mercado e isso não  incentiva as start-ups à terem ambições internacionais. A segunda barreira que temos são os problemas de linguagem. Mesmo que tenham ambição de ir para o estrangeiro não sabem como o fazer, como lidar com isso. Esses são aspetos que podemos apoiar”, concluiu.

Para além destas start-ups, estarão também presentes na Web Summit as seguintes com a bandeira do Japão:

Aster Co.
Esta start-up, focada na área do revestimento energético, desenvolveu uma tinta para readaptação de casas de alvenaria.

Biodata Bank
Desenvolvida pela Biodata Bank, a Biodata Band é uma pulseira inteligente que protege o utilizador da insolação, monitorizando as alterações da temperatura do corpo.

Challenge Co
A Challenge Co desenvolveu o EQguard, um inovador sistema de alarme para terramotos.

EAGLYS
A plataforma de computação segura mais rápida do mundo para armazenamento de dados e análise de inteligência artificial.

HoloAsh
Um “amigo” em inteligência artificial que encoraja o utilizador a ter pensamentos positivos.

KidsStar
A KidsStar desenvolveu a “Gokko Land” – uma aplicação orientada para a família e otimizada para ações de branding e de marketing.

Kuzen
A Kuzen melhora a produtividade utilizando a tecnologia de inteligência artificial de conversação. Os utilizadores podem aceder ao Software como Serviço (SaaS) a partir do chat da aplicação, eliminando o desperdício de tempo das trocas de dispositivos.

meleap inc.
A meleap desenvolveu o HADO, o primeiro desporto de realidade aumentada que permite aos jogadores correr livremente em batalhas de arena. O jogo está presente em mais de 27 países, com arenas em cidades como Barcelona ou Birmingham. O HADO conta com o patrocínio da Orange.

no new folk studio Inc.
no new folk studio Inc é uma empresa que desenvolve o calçado inteligente “ORPHE TRACK”, com a missão de transformar a vida em arte. Patrocinado pela PnP japan.

Obolus Ltd
A Obolus é uma blockchain empresarial imutável para aplicações. É segura, auditável e acessível via Interface de programação de aplicações (API) e Kit de desenvolvimento de software (SDK).

Vanguard Industries Inc.
A Vanguard Industries Inc. é uma empreendedora de base tecnológica, totalmente focada na prototipagem e validação de um conceito futuro.

https://test.linktoleaders.com/as-7-start-ups-que-vao-representar-a-franca-na-web-summit-2019/

https://test.linktoleaders.com/mais-de-30-start-ups-representam-espanha-na-web-summit/

 

 

Comentários

Artigos Relacionados