Negócios do mês: Compras entre Portugal e Espanha estão ao rubro

O grupo ibérico Iberian Sports Retail Group, detido a 30% pela Sonae, comprou a empresa de material desportivo Deporvillage. Também a Matrix Renewables anunciou que vai adquirir um portefólio solar da Alten em Espanha e Portugal. Conheça mais pormenores destes negócios.

Grupo da Sport Zone compra catalã Deporvillage
O grupo Ibérico composto pela Sport Zone, JD e Sprinter anunciou ontem a aquisição de 80% da Deporvillage, sediada em Manresa (Catalunha, Espanha), que é um dos principais operadores online de material desportivo especializado a nível europeu.

O Iberian Sports Retail Group (ISRG) justifica este negócio, que terá custado perto de 140 milhões de euros, com o facto de “adicionar ao grupo a especialização em categorias desportivas chave, aumentar significativamente as suas capacidades digitais no mercado de equipamentos desportivo e complementar o desenvolvimento das marcas Sport Zone e Sprinter”.

Com esta aquisição, o grupo controlado pela JD Sports (50,02%) e participado pela Sonae (30%), estima numa nota à imprensa que vai superar os 900 milhões de faturação, empregar mais de 9 mil pessoas e “dar um passo internacional importante”, abarcando mais de 60 modalidades desportivas e mil marcas.

“Damos as boas vindas à Deporvillage, com a confiança de que a sua excelente equipa irá juntar as suas capacidades e sucessos ao nosso projeto de oferecer aos consumidores europeus a melhor experiência de compra de equipamentos desportivos multimarca e omnicanal do mercado”, frisa Miguel Mota Freitas, diretor do ISRG, que até agora somava 360 pontos de vendas físicos e seis mil funcionários.

Lançada em 2010, a Deporvillage, que é liderada por Xavier Pladellorens, exporta atualmente para mais de uma centena de países.

Este negócio, que ainda está sujeito à aprovação por parte da autoridade da concorrência no país vizinho, acontece apenas duas semanas depois de o grupo ibérico ter comunicado o acordo para a integração no grupo da holding do operador holandês Sports Unlimited Retail (SUR).

Matrix espanhola compra carteira solar com 90 MW em Portugal
A Matrix Renewables, fundada pela gestora global de ativos TPG, chegou a acordo com a Alten para adquirir uma carteira solar na Península Ibérica com uma capacidade total de 300 MW, dos quais 90 MW de energia solar fotovoltaica em Portugal.

Esta plataforma de energias renováveis, sediada em Madrid, não detalha o valor desta operação, sublinhando apenas que espera que a construção da primeira fase destes cinco projetos diferentes comece ainda este ano.

Em comunicado, a Matrix Renewables acrescenta ainda que chegou a acordo com a equipa diretiva da Alten para desenvolver 2 GW de projetos solares e de armazenamento nos dois países ibéricos.

“Estes acordos colocam a nossa empresa como uma importante plataforma de energias renováveis ??na Península Ibérica. Com eles, estamos convictos que a nossa presença em Espanha e Portugal será reforçada. Além disso, vamos continuar a explorar novas oportunidades de negócio na Europa, na América Latina e nos EUA”, destaca Íñigo Asensio, responsável pela área de fusões e aquisições.

O acordo agora anunciado com a produtora independente de energia cofundada por Carlos Castellanos, permite à Matrix Renewables expandir o portefólio no país vizinho. Dele já faziam parte projetos fotovoltaicos de 125 MW, em fase avançada, adquiridos em 2020 à Trina Solar; e 150 MW comprados à Rolwind, cuja construção está prevista avançar ainda em 2021

Comentários

Artigos Relacionados