Negócio do Mês: Europcar compra concorrente espanhola e alemã

Este mês destacamos o duplo negócio da francesa Europcar que, em menos de um mês, comprou a espanhola Goldcar e a alemã Buchbinder, ambas no segmento low-cost.

Os valores envolvidos não são conhecidos, mas o certo é que, em menos de um mês, a Europcar fez duas aquisições no mercado europeu, nomeadamente a Goldcar e a Buchbinder que operam no segmento low-cost.

“Com esta compra estratégica, o grupo Europcar vai aumentar a sua exposição a três grandes motores de crescimento – a região do Mediterrâneo e os segmentos de lazer e low-cost – e vai tornar-se num grande ‘player’ neste segmento de crescimento acelerado na Europa,” refere a empresa francesa no seu site.

Relembre-se que na semana passada a Europcar anunciou um investimento na Snappcar, plataforma eletrónica de partilha de viaturas, tendo adquirido 20% da empresa.

Só as sinergias entre a Europcar e a Goldcar estão avaliadas em 30 milhões de euros por ano em 2020, tendo esta última gerado vendas de cerca de 240 milhões de euros no ano passado.

A alemã Buchbinder conta com mais de 150 estações de aluguer de viaturas e receitas anuais de 200 milhões de euros.

Já a Goldcar está presente em 16 países. Em Portugal tem atualmente cinco estações, nomeadamente nos aeroportos de Faro, Lisboa, Madeira, Porto e Ponta Delgada. No total, a frota da empresa ascende a mais de 50 mil veículos, referem no site, empregando cerca de mil pessoas.

“Com a combinação da InterRent [marca low-cost do grupo], da Buchbinder e da Goldcar, construiremos a plataforma e a escala que desejamos no segmento low-cost. Uma vez aí chegados, esperamos que o negócio low-cost gere uma porção importante das receitas do nosso grupo no futuro,” explica Caroline Parot, CEO do grupo Europca.

A Europcar tem atividade em 140 países, disponibiliza uma frota de 200 mil carros e emprega cerca de 6.500 pessoas. Em Portugal, conta com cerca de 70 estações.

Comentários

Artigos Relacionados