LEGO Foundation tem 120 milhões de euros para apoiar crianças até seis anos

O concurso global lançado pela LEGO Foundation procura ideias transformadoras para ajudar a resolver os desafios globais que as crianças até aos seis anos têm pela frente. Este é o maior apoio público de sempre da fundação.

A LEGO Foundation anunciou um concurso global de 120 milhões de euros para o financiamento de soluções com foco na primeira infância, ou seja, nas crianças até aos seis anos de idade.

A fundação quer garantir que através da iniciativa Build A World of Play Challenge “são dadas às crianças oportunidades de aprendizagem por meio da atividade lúdica. Isto servirá para reforçar os primeiros anos de aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades holísticas, o que permitirá que por todo o lado as crianças possam crescer e atingir o seu potencial na vida”.

Segundo Anne-Birgitte Albrectsen, CEO da LEGO Foundation, “enfrentamos, atualmente, a maior crise global da primeira infância que o mundo alguma vez viu. É na qualidade das vivências dos primeiros anos de vida de uma criança que o desenvolvimento cerebral se encontra no seu estado mais moldável e em acelerado crescimento. A longo prazo, estas asseguram, ainda, as bases de aprendizagem, saúde e comportamento — em que investir, sabemo-lo, melhora os resultados educativos, desenvolve capacidades holísticas e aumenta a qualidade de vida. A prestação de total apoio à criança por meio de ações de desenvolvimento na primeira infância é um dos expedientes mais capazes e com melhor relação custo-benefício de que dispomos na procura da igualdade”.

“Entre março de 2020 e fevereiro de 2021, 167 milhões de crianças em 196 países deixaram de ter acesso a serviços de educação e saúde na primeira infância. Os alunos do ensino pré-primário foram os que mais dificilmente tiveram acesso ao ensino remoto, o que prejudicou 120 milhões de crianças. Entre 2018 e 2020, nasceram, por ano, entre 290 000 e 340 000 crianças em famílias de refugiados, o que significa que perto de um milhão de crianças nasceram como refugiadas”, explica a LEGO em comunicado.

Os fundos serão atribuídos aos que procurem soluções inovadoras, com base científica, para os maiores problemas dos dias de hoje, tais como o acesso, na primeira infância, a ensino e saúde de qualidade, nutrição apropriada, eliminação de stress tóxico em casa e na comunidade, redução da violência doméstica e na comunidade, afastamento de ambientes poluídos e preservação do bem-estar social e emocional de toda a família.

Os 120 milhões de euros serão atribuídos às cinco organizações vencedoras. Haverá três apoios de aproximadamente 27 milhões de euros cada e dois apoios de cerca de 13 milhões de euros. Além disso, as 10 organizações finalistas receberão perto de um milhão de euros cada, para aprimorarem as propostas submetidas, começarem a constituir a equipa e darem formação, para implementarem, com êxito, a sua ideia inovadora. Os potenciais interessados têm até 7 de abril de 2022 para fazerem o registo. O envio das candidaturas decorre até 17 de maio de 2022.

Todos os concorrentes terão de preencher uma candidatura online.

Comentários

Artigos Relacionados