João Mira Gomes distinguido como diplomata económico do ano

O prémio da CCIP distingue anualmente o chefe de missão diplomática que mais se destacou pelos resultados no apoio à internacionalização das empresas portuguesas.

João Mira Gomes, embaixador de Portugal em Madrid, é o vencedor do prémio Francisco de Melo e Torres, atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), que distingue anualmente o chefe de missão diplomática que mais se destacou pelos resultados no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na promoção da imagem de Portugal.

Mira Gomes é embaixador em Madrid desde 2020, depois de ter estado em Berlim nos cinco anos anteriores. Antes disso foi ainda o Representante Permanente na NATO. “O cargo que o vencedor do prémio Francisco de Melo e Torres deste ano ocupa é de especial importância pois Espanha mantém-se como principal parceiro económico de Portugal, sendo que, em 2022, 26% das exportações nacionais tiveram como destino este país e 32% das importações tiveram origem em Espanha”, explica a CCIP em comunicado.

A atividade de Mira Gomes tem-se centrado na promoção das empresas portuguesas e da imagem de Portugal no mercado espanhol em articulação com as duas Câmaras de Comércio, em Lisboa e Madrid. Nesse sentido, tem promovido várias iniciativas descentralizadas em colaboração com associações empresariais em diversas comunidades autónomas no país vizinho. Por outro lado, também tem prestado uma atenção particular à dimensão transfronteiriça através do envolvimento de PME e associando as vertentes turismo e cultura.

A CCIP lançou o prémio Francisco de Melo e Torres durante o Seminário Diplomático em 2013, tendo sido promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, pela AICEP e pelo Instituto Diplomático. O galardão deste ano vai ser entregue hoje durante o Seminário Diplomático.

Comentários

Artigos Relacionados