Já imaginou devolver as embalagens até quando pede pizza?

Para evitar lixo e custos extras, a Ecoceno disponibiliza embalagens que podem ser usadas pelos restaurantes nos serviços de take-away.

A partir de 2024, todos os estabelecimentos alimentares em Portugal vão ser obrigados a ter uma opção de embalagem reutilizável quando servem comida pronta a comer. Tendo em conta esta medida, há municípios que já se anteciparam. Em Aveiro, Braga, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia há restaurantes que disponibilizam aos consumidores uma nova solução que permite a devolução de embalagens reutilizáveis usadas em serviços de take-away.

O novo serviço, que é operado pela Ecoceno, permite aos consumidores evitarem o desperdício e os custos, uma vez que evita ao consumidor o custo de 0,30 euros sobre as embalagens descartáveis. Já o estabelecimento cumpre a lei ao disponibilizar embalagens reutilizáveis e o ambiente beneficia da redução de produção de resíduos.

A operar desde o início de 2023, a empresa disponibiliza oito tipos de embalagens reutilizáveis: de 400, 700, 1000, 1300, 1500 e 2000ml, uma embalagem para pizza de 33cm e um saco de transporte.

A utilização do serviço é gratuita para o consumidor, mas é necessário instalar uma aplicação no telemóvel e associar um cartão bancário para, no caso de não devolução da embalagem, ser cobrado o valor da mesma.

O consumidor tem 14 dias para devolver as embalagens em qualquer parceiro da rede, caso contrário incorre num custo de 8 euros por cada embalagem, 12 euros por cada embalagem de pizza e 2 euros por cada saco.

Recorde-se que a Ecoceno venceu o programa de inovação From-Start-to-Table, da Startup Lisboa, na categoria de “Tecnologia para a Restauração”.

Comentários

Artigos Relacionados