INOVA+ 2024 distingue 9 projetos de inovação científica, empresarial e pública

Saúde, sustentabilidade e inteligência artificial foram as áreas em destaque na 2.ª edição do Prémio INOVA+2024.

A investigadora Catarina Paquete (ITQB NOVA), a empresa Surgeon Mate e a Universidade de Aveiro são os grandes vencedores da 2.ª edição do Prémio INOVA+. Este ano estiveram em causa as categorias de Inovação Empresarial, Científica e Cidades Criativas.

Os vencedores da categoria Cidades Criativas foram decididos através de uma votação online que suscitou um grande interesse e envolvimento do público, somando mais de 270 mil votos. Nas categorias de Inovação Empresarial e Inovação Científica, os vencedores foram apurados por deliberação do júri, que reuniu representantes do mundo académico e empresarial.

O painel de jurados foi constituído por Eurico Neves, Chairman da INOVA+, e por representantes das entidades parceiras como Diogo Gomes de Araújo, (ANI), Benvinda Catarino (AIP), Paulo Jorge Ferreira (CRUP), Maria de Fátima Nunes de Carvalho (CCISP) e Bruno Coelho (DGArtes).

Em cada categoria, o primeiro classificado receberá um prémio pecuniário de 5 mil euros, enquanto o segundo e o terceiro terão acesso a serviços de consultoria especializada no valor de 2,5 mil euros.

O Prémio INOVA+ tem como parceiros a Agência Nacional da Inovação (ANI), a Associação Industrial Portuguesa (AIP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Criado em 2022 para assinalar o seu 25.º aniversário da consultora, o Prémio INOVA+ alcançou este ano 340 manifestações de interesse e 80 candidaturas.

“Estamos extremamente satisfeitos com esta iniciativa, e iremos continuar a desenvolvê-la a cada dois anos, sempre com inovação e com proximidade às tendências de evolução tecnológica europeias e mundiais por um lado, e aos atores nacionais da mudança e progresso por outro, como é a nossa imagem de marca”, afirmou Eurico Neves, Chairman da INOVA+.

Comentários

Artigos Relacionados