Há uma portuguesa entre as Business Angels mais ativas da Europa
O portal EU-Startups fez uma listagem das mulheres business angels mais ativas da Europa. A portuguesa Ana Paula Reis, cofundadora da BridgeWhat, e ex-Bynd Venture Capital, foi contemplada.
O número de mulheres presentes na fundação de empresas ainda está muito aquém do equilíbrio pretendido com o número de empreendedores masculinos. Assim, como o número de investidoras. Aliás, de acordo com um dos últimos relatórios da Atómico, o State of European Tech, a proporção de financiamento captado por start-ups com equipas exclusivamente femininas desceu de 3% para 1% desde 2018.
Apesar disso, o papel das mulheres tem conquistado espaço quer na criação de novos projetos, quer na atividade de investimento ao apostarem como Business Angels (BA) em start-ups europeias. O portal EU-Startups (ES) analisou o cenário europeu e listou algumas das que considera serem mulheres “inspiradoras” e com uma abordagem ativa no domínio do investimento. Passamos em revista alguns desses exemplos.
Ana Paula Reis – A portuguesa Ana Paula Reis é uma das profissionais identificadas na pesquisa da ES. Empresária e cofundadora da BridgeWhat, soma um currículo preenchido por cargos de alto nível. Também foi fundadora do grupo SelPlus-Seldata e ex-partner da Bynd Venture Capital, onde participou na análise de negócios, em processos de investimento, acompanhamento estratégico e saída do portefólio de start-ups investidas.
Céline Lazorthes – É fundadora e CEO do Leetchi Group e está muito envolvida na comunidade de start-ups. Membro fundador da France Digitale é uma business angel ativa e oradora regular sobre empreendedorismo e fintech. Já investiu em mais de 40 empresas, como Jimmy Fairly, Talent.io, Frichti, Le Slip Français e Tacotax.
Annalise Dragic – Com apenas 29 anos, Annalise Dragic é sócia da capital de risco londrina Sapphire Ventures. Concentra a sua atividade na análise de novos investimentos e na assistência a empresas de portefólio, principalmente na Europa e em Israel.
Deepali Nangia – Parceira da Speedinvest com foco em investimentos em fundadores sub-representados e subfinanciados. É igualmente uma BA direcionada para fundadoras do sexo feminino. Inclusive fundou a Alma Angels, uma comunidade gratuita de BA que já investiu, desde 2020, cerca de 3,4 milhões de euros em fundadoras.
Emma Davies – É coCEO da Octopus Ventures, um dos maiores VCs da Europa com cerca de 1,5 mil milhões de euros sob gestão. Tem uma vasta experiência na construção de projetos de investimento de nível mundial, incluindo a JP Morgan, a Perry Capital, a Big Society Capital ou The Wellcome Trust.
Eleanor Kaye – Diretora executiva do Newton Venture Program, tem a missão apoiar pessoas de origens tipicamente negligenciadas, garantindo que a próxima geração de investidores de risco represente o mundo em que vivemos. É defensora da promoção de mais diversidade em VC.
Selma Prodanovic – É vice-presidente da European Business Angel Network (EBAN), cofundadora e membro do conselho da Austrian Angel Investors Association e fundadora e membro do conselho da 1MillionStartups. Desde 2005, lançou uma dúzia de marcas com sua boutique de consultoria e criação de negócios Brainswork.
Evie Mulberry – É um dos quatro membros da equipa de investimento do Astia Fund, um fundo de risco em estágio inicial que investe em empresas lideradas por mulheres. Evie ingressou na Astia em abril de 2008 e liderou a expansão internacional da empresa, além das funções operacionais.
Itxaso Del Palacio – Sócia da Notion, um VC europeu com foco em SaaS B2B. Anteriormente, foi parceira de investimento da M12 (anteriormente Microsoft Ventures) na Europa. Alguns dos investimentos mais recentes liderados por si incluem a MyaSystems, a ForestAdmin, a Yulife, a portuguesa Unbabel ou a Beamery.
Emilie Delecker – Envolvida na construção da maior comunidade de inovadores de tecnologia de alimentos para democratizar os investimentos em Food & Climate, Emilie quer capacitar os fundadores ousados e destemidos a acederem aos recursos de que precisam para expandir suas empresas e impactar a vida de biliões de pessoas.
Fiona Pathiraja – É o exemplo de uma médica que se tornou investidora. É sócia do Crista Galli Ventures, um fundo que investe em Seed e Series A de healthtechs europeias. Iniciou o percurso de investidora com a missão de mudar a saúde para melhor.
Marie-Helene Armstreiter – Tem sido pioneira na área do Venture Capitalist. Atualmente é sócia principal da equipa de tecnologia industrial da Speedinvest.
Kerry Baldwin – Com mais de 24 anos de experiência em capital de risco em dep tech, cofundou a IQ Capital em 2006, um VC em estágio inicial de deep tech com sede em Cambridge e Londres. É defensora das melhores práticas em VC, da diversidade e de ESG.
Yvonne Bajela – É fundadora e diretora do Impact X Capital, um fundo de capital de risco, com sede no Reino Unido, criado para investir em empresas lideradas por empreendedores sub-representados em toda a Europa. Em 2020 foi reconhecida pela ‘Forbes 30 Under 30’ e já investiu mais de 250 milhões de dólares em start-ups na Europa, Oriente Médio e África. Também é mentora de start-ups, coach de fundadoras e formadora global do Fórum Económico Mundial.
Manon Sarah Littek – Fundadora do Green Generation Fund e da Katjes Greenfood, Manon é apaixonada pelo crescimento de empreendimentos impactantes nas áreas de foodtech e greentech. Tem sido uma investidora ativa na revolução alimentar na Europa e atualmente trabalha com a Upfield, a Change Foods, a Lypid e a The Rainforest Company.