Governo reforça compromisso com cibersegurança
#LerAntesClicarDepois é o tema da campanha nacional internet segura que o Governo lança hoje e através da qual apela ao bom uso do ciberespaço.
Reforçar, junto de pessoas e organizações, a informação sobre o bom uso do ciberespaço é o propósito da campanha “Internet Segura: #LerAntesClicarDepois”, que o Governo inicia hoje, Dia Mundial da Internet.
Apresentada pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a campanha assume uma vertente pedagógica e multiplaforma, e resulta de um trabalho conjunto com o Conselho Superior de Segurança no Ciberespaço.
Esta iniciativa engloba uma brochura informativa, cartões com mensagens de alerta e um kit de vídeos curtos em formato de animação que tratam temas relacionados com a correta utilização da internet, desde o uso de palavras-passe, compras online ou cyberbullying até aos cuidados que se deve ter na utilização das redes sociais. Sem esquecer o alerta para os perigos associados a ataques através de emails, SMS ou telefonemas.
Esta campanha conta com a parceria da RTP, bem como do Centro Internet Segura, universidades, municípios, empresas e organismos da administração pública de forma a chegar ao maior número de pessoas, independentemente do seu nível de literacia digital.
O aumento dos cibercrimes, numa época em que o recurso a tecnologias digitais, pessoal ou profissionalmente, é uma realidade foi o ponto de partida desta ação de sensibilização da população para os cuidados de cibersegurança básicos que qualquer pessoa deve aplicar, esclarece a página oficial do Governo.