AICEP entra no gigante Alibaba com agregador agroalimentar português

O projeto, que já tinha sido revelado em junho, vai ser apresentado amanhã e pretende ser uma montra dos produtos portugueses na gigante do comércio eletrónico.
A AICEP vai apresentar o Agregador de Produtos Agroalimentares Portugueses no marketplace Alibaba.com, um projeto que vai reunir produtos de várias empresas nacionais do setor agroalimentar numa página web comum naquela plataforma mundial. A página é propriedade da AICEP, mas terá uma gestão comercial e de marketing conjunta. A plataforma, que conta também com o apoio da AMVOS Digital, reduzirá os encargos financeiros das empresas, o que criará condições propícias para um melhor desempenho no ecommerce, refere a AICEP.
O evento de apresentação do Agregador Agroalimentar decorre amanhã e estarão presentes Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, João Dias, administrador da AICEP (apresentará o agregador agroalimentar português no Alibaba) e João Zorrinho, Key Account Manage da AICEP, que fará a apresentação do Diagnóstico E-commerce do setor agroalimentar português, um estudo que contém informação sobre o ecommerce no setor agroalimentar e que, segundo a AICEP, poderá ser útil a todas as empresas na definição das suas estratégias, nomeadamente sobre os produtos, os mercados, a regulamentação e os principais emarketplaces.
De acordo com o AICEP o setor agroalimentar irá enfrentar grandes desafios nas próximas décadas, e o ecommerce poderá ser a chave para o sucesso das empresas do setor, que conseguirão competir mais livremente e com acesso a um grande mercado global. As empresas poderão não só aumentar as suas margens e a sua rentabilidade como também criar uma oferta própria diferenciadora, seguindo as tendências do mercado, o que acabará por beneficiar também os consumidores que terão acesso a uma gama maior de produtos.
Esta iniciativa da AICEP já tinha sido divulgada em junho deste ano, altura em que começou por desafiar as empresas a participarem neste programa.