Global Startup Ecosystem Index revela os melhores ecossistemas de 2024
Os dados do Global Startup Ecosystem Index, da StartupBlink, permitem analisar o estado atual do ecossistema de start-ups no mundo. Envolve 100 países e mil cidades.
A Startup Blink acaba de publicar mais uma edição do seu Global Startup Ecosystem Index 2024 através do qual classifica anualmente 100 países e mil cidades, um projeto que contou com a colaboração de mais de 100 organizações ligadas ao ecossistema empreendedor e parceiros globais, incluindo Crunchbase, SEMRush e o PNUD.
No computo geral dos 100 países analisados, Portugal surge na 29.ª posição do Index liderado pelos Estados Unidos (1.ª), seguido do Reino Unido (2.ª) e de Israel (3.ª).
Já no ranking das 1000 Top Cities, a liderança está nas mãos de São Francisco, seguida de Nova Iorque, ambas nos Estados Unidos, e de Londres na terceira posição. Aliás, neste index são poucas as surpresas nos 10 primeiros lugares, já que as cidades dos EUA mantiveram um bom desempenho, tal como Londres, Pequim, Bangalore, Tel Aviv e Paris que estão igualmente na categoria de ecossistemas de start-ups de alto desempenho.
Nesta listagem por cidades, a portuguesa melhor posicionada é Lisboa, na posição 86. Mas não só, uma vez que no top global de mil cidades a presença portuguesa estende-se também ao Porto (167), a Braga (495), a Coimbra (545), Leiria (606), e Aveiro (806).
Globalmente, o relatório destaca o facto de Singapura está a ter um bom desempenho e a tornar-se um centro de inovação na Ásia, com Taiwan a seguir o mesmo caminho. Na América Latina destacam-se, em particular, a Cidade do México, Bogotá e Buenos Aires. No continente africano também são várias as cidades promissoras, como é o caso de Lagos. No Médio Oriente, olhos postos no desempenho do Dubai e de Riade, cada vez mais categorizadas como potencias regionais, mas de futuro impacto mundial.