As 7 necessidades básicas em que deve focar o seu negócio

Um dos aspetos fundamentais para o sucesso de uma empresa é conseguir compreender o conceito de necessidades individuais, não só as suas, mas também as dos clientes.

Onde quero investir o meu dinheiro e a minha energia? Que mercado quero alcançar? E, mais importante, porque é que esse mercado precisa da minha ajuda? Estas são algumas das questões que qualquer empreendedor deve colocar antes de se envolver num projeto, porque mesmo tendo uma vontade imensa de fazer algo incrível, a verdade é que muitos enfrentam dificuldades na tomada da decisão certa.

Isto deve-se, muitas vezes, à forma apressada como constroem e lançam a sua ideia, faltando ponderação sobre o problema que querem resolver, porque é que se propõem a fazê-lo e se os consumidores querem realmente a solução proposta.

O empreendedor e cientista Alon Braun desmistificou um pouco este assunto no Entrepreneur ao referir que o segredo para responder com clareza à pergunta “porquê?” está na compreensão do conceito de necessidades pessoais: as do empreendedor e as dos seus clientes.

Aplicando o conceito de necessidades orgânicas ao processo de criação de uma start-up, Alon Braun salienta que, sem perceber as suas próprias necessidades individuais, um empreendedor poderá dar por si a liderar um negócio sem a paixão e a vitalidade necessárias para conquistar o seu sonho. E, sem a compreensão das necessidades do mercado-alvo, corre o risco de eleger o produto inapropriado para esse mercado.

Também da perspetiva do capital de risco, existem fatores que determinarão qual o melhor empreendedor para financiar: o seu mercado-alvo, a sua experiência e o seu plano de negócios. Contudo, salienta Alon Braun, é igualmente importante a sua vitalidade e a determinação. Ou seja, saber se o empreendedor terá a energia e a força de vontade necessárias para criar a sua start-up, construir uma solução e gerar um retorno.

Para aumentar a probabilidade de ir ao encontro dos critérios de um investidor e conquistar o sucesso,  o empreendedor deve sincronizar os seus valores e necessidades com as do seu próprio projeto.
E são sete as necessidades humanas que dominam nesta equação:

  1. Consistência/Segurança – Sem elas, sentimo-nos ansiosos.
  2. Variedade/Diversão – Sem elas, aborrecemo-nos.
  3. Estatuto/Importância – Sem elas, sentimo-nos desvalorizados.
  4. Amor/Ligação – Sem elas, sentimo-nos sozinhos.
  5. Auto-expressão – Sem ela, não conseguimos expressar o sentido da nossa vida.
  6. Crescimento/Conhecimento – Sem eles, sentimo-nos estagnados.
  7. Contribuição – Sem ela, não sentimos a satisfação de ajudar alguém.

Cada indivíduo tem a sua configuração própria de necessidades, dependendo da sua experiência, da educação e do seu conjunto de valores. Por exemplo, os entusiastas da saúde têm como necessidade dominante o crescimento e a segurança, enquanto os consumidores de produtos de luxo apresentam uma necessidade maior de estatuto e importância. Os empreendedores poderão ter uma maior motivação para o sucesso, a importância, a auto-expressão e a contribuição. Por oposição, um artista pode identificar-se mais com a auto-expressão e o amor/ligações, adverte Braun.

Depois de identificar o seu próprio conjunto de necessidades, o passo seguinte é fazer uma lista das escolhas do mercado e alinhar essas necessidades com eles. Se deseja consistência para a sua vida, talvez seja melhor dirigir-se a pessoas com empregos estáveis. Mas se a sua ambição é a variedade, então deverá apontar para produtores de eventos cujas necessidades mudam a cada projeto. São inúmeras as combinações que podem funcionar. É por isso fundamental descortinar este equilíbrio entre as necessidades humanas e as necessidades do mercado.

Uma vez identificadas as necessidades individuais e escolhido o mercado, e as respetivas necessidades, é altura de definir os valores e necessidades da sua empresa. “Ao estabelecer valores de empresa claros, aumentará consideravelmente a velocidade na tomada de decisões e o desempenho geral da empresa nos seus primeiros tempos. Simultaneamente, os clientes colherão os benefícios resultantes desta sincronia entre as suas necessidades, as necessidades do mercado e os valores da empresa sob a forma de uma experiência inesquecível de prestação de serviços”, conclui Braun.

Comentários

Artigos Relacionados