Tecnologia interoperável permite que empresas cresçam mais, revela estudo

Um estudo da Accenture revela que as empresas com aplicações tecnológicas interoperáveis têm capacidade para crescer seis vezes mais em receitas do que as que têm baixa interoperabilidade.

O relatório “Value Untangled: Accelerating radical growth through interoperability”, da Accenture, foi realizado em 23 países, envolveu mais de quatro mil executivos, em 19 indústrias, e constatou que nos últimos dois anos cerca de 49% das empresas adotou novas tecnologias e transformou o seu negócio e processos associados, contra 40% dos que transformaram múltiplas partes do negócio ao mesmo tempo.

Esta análise mostra também que, no ano passado, as empresas com grande interoperabilidade, e que somam cerca de 34% das inquiridas, aumentaram as receitas seis vezes mais depressa.

Perante estas e outras constatações, “o Value Untangled: Accelerating radical growth through interoperability” recomenda às empresas que procuram melhorar a sua interoperabilidade tecnológica que potenciem a cloud, que utilizem “composable tech”, ou seja, soluções que podem ser reconfiguradas com rapidez para responder às necessidades empresariais em mudança, e ainda que tenham foco na colaboração.

A senior managing director da Accenture e Enterprise & Industry Technologies, Emma McGuigan salienta que “embora o conceito de interoperabilidade não seja novo, a maioria das empresas pode alcançar a tecnologia para a tornar possível, de forma atempada e rentável. Uma em cada três empresas deu prioridade a este nível de agilidade e estão a libertar valor para ultrapassar os seus concorrentes no crescimento de receitas, eficiência e resiliência, utilizando a interoperabilidade para desencadear uma reinvenção total da empresa”.

Numa visão geral, o estudo indicia ainda que um alto nível de interoperabilidade, ou seja, quando as diferentes aplicações corporativas trabalham juntas, cria um valor duradouro, acelerando o crescimento e a transformação. Por outro lado, as empresas com alta interoperabilidade aumentaram a receita seis vezes mais rápido do que seus pares com baixa interoperabilidade.
Além disso, a interoperabilidade reduz o tempo gasto quando tem de se alternar entre aplicações, o que pode libertar quase duas horas de trabalho dos funcionários. Empresas com alta interoperabilidade têm 11% mais chances de sustentar transformações compactadas.

Na sua essência, a interoperabilidade conecta tecnologia, pessoas e processos. E essa sinergia inerente melhora valores como a transparência, a agilidade, a produtividade, a experiência e a escalabilidade.

Comentários

Artigos Relacionados