Fundação Repsol apoia start-ups na área da transição energética

A Fundação Repsol está receber candidaturas para o seu programa de aceleração anual. As start-ups com soluções inovadoras para a transição energética, podem concorrer até 24 de março.

A 14.ª edição do Fundo de Empreendedores, programa de aceleração que apoia start-ups tecnológicas no desenvolvimento de soluções inovadoras para a transição energética, já começou o processo de abertura de candidaturas. O programa destina-se a projetos em fase pré-comercial nas áreas da economia circular, captura de CO2, combustíveis e materiais renováveis, eficiência energética, gestão de água, energia renovável, mobilidade avançada e digitalização aplicada à transição energética.

As candidaturas estão abertas até 24 de março e podem ser submetidas através do site da Fundação Repsol. Entretanto, no próximo dia  27 de fevereiro a Fundação Repsol irá promover um webinar de apresentação do programa, onde os empreendedores poderão ficar a conhecer melhor a iniciativa e esclarecer dúvidas sobre este programa de aceleração.

“Na Repsol, acreditamos que a inovação e o empreendedorismo são pilares fundamentais para impulsionar uma transição energética sustentável. O Fundo de Empreendedores permite-nos apoiar projetos promissores que desafiam o status quo e criam soluções concretas para os desafios energéticos do futuro”, afirma Joaquim Reis, diretor da Fundação Repsol em Portugal.

Anualmente, o programa seleciona entre cinco a sete start-ups, que recebem um financiamento até 120 mil euros em forma de empréstimo convertível. As empresas beneficiam também de acesso a mentoria e a um ecossistema de inovação dinâmico, onde podem conectar-se a investidores estratégicos e parceiros de referência no setor.

A possibilidade de testar protótipos em condições reais de operação é outra das possibilidades apresentada pelo Fundo de Empreendedores. As start-ups selecionadas poderão desenvolver testes-piloto nas instalações industriais da Repsol ou de terceiros, colaborando diretamente com os profissionais da empresa para validar e aperfeiçoar as suas tecnologias. Contarão ainda com o apoio de uma equipa de mentores especializados, composta por profissionais do Repsol Technology Lab e especialistas de diversas áreas do setor.

Comentários

Artigos Relacionados