Valorizar as ideias dos colegas aumenta o seu poder de influência no trabalho, diz estudo

Um estudo publicado no Academy of Management Journal comprovou que incentivar as ideias dos colegas de trabalho é uma atitude vista com bons olhos nas empresas e tem consequências positivas na carreira.

Um estudo publicado recentemente no jornal americano Academy of Management Journal revelou que promover as ideias dos colegas em detrimento das próprias pode promover a sua influência no ambiente de trabalho e, consequentemente, a sua carreira.

A pesquisa, conduzida por profissionais da Faculdade Saunders College of Business, do Instituto de Tecnologia Rochester, em Nova Iorque, foi realizada a 2.760 norte-americanos.

Segundo o estudo, o altruísmo profissional também beneficia as pessoas que veem as suas ideias a serem incentivadas e ajuda a elevar o status de grupos tipicamente negligenciados em organizações, como mulheres e pessoas negras.

Por outro lado, aqueles que procuram promover o seu próprio trabalho em detrimento dos outros não são vistos com bons olhos. Ao site Business Insider, a coautora do estudo Kristin Bain afirmou que não precisa de ser um “idiota agressivo” para se destacar no emprego.

O estudo foi conduzido por etapas: na primeira, os participantes foram convidados a observar uma reunião de vendas encenada na qual as ideias de uma pessoa eram inicialmente ignoradas, antes de serem levantadas novamente por um colega mais tarde; na segunda, uma pessoa formulou as suas próprias ideias, usando uma linguagem negativa, posteriormente ampliada com uma linguagem positiva.

Com base numa outra metodologia, os pesquisadores mergulharam numa organização real sem fins lucrativos. Foi solicitado a um diretor que apontasse funcionários com menos influência e a maioria dos indicados foram juniores. Em seguida, foram treinados e desafiados a promover as ideias uns dos outros durante um período de duas semanas. Os restantes colegas não sabiam sobre o estudo. Por fim, uma análise interna analisou a forma como eram percebidos.

Nos três contextos, tanto a pessoa que promoveu as ideias quanto a que teve as suas ideias promovidas foram consideradas de “status superior”, ou seja, foram mais respeitadas e admiradas. Isso dá a todos os funcionários envolvidos mais poder de influência na empresa, revelou Kristin.

A qualidade da ideia promovida também é importante, pois apoiar uma proposta má pode ter repercussões na reputação. Sendo assim, é necessário realizar uma análise mais aprofundada antes de incentivar os outros, suegere o estudo.

“A influência baseada no status é separada da influência baseada em poder”, explica a Kristin, acrescentando que “você não me ouve porque precisa ou vou demiti-lo. É porque me respeita e acha que tenho coisas boas a dizer”.

Comentários

Artigos Relacionados