Fintech portuguesas captam 1,16 mil milhões de euros em financiamento em 2024

O ecossistema de fintech atingiu os 1,16 mil milhões de euros em financiamento em 2024. A conclusão é do Portugal Fintech Report 2024 que avança ainda que foram criadas mais 37% de fintech do que em 2023.

O Portugal Fintech Report 2024 revela um financiamento acumulado no ecossistema fintech português de 1,16 mil milhões de euros. No total foram realizadas mais de 2/3 das rondas em 2024 que contaram com uma maior participação de investidores internacionais –  menos de metade foram registados em 2023. Este ano assinala também uma recuperação na criação de novas fintech, mais 37% em comparação com 2023.

“Desde o nosso primeiro relatório em 2017, o cenário do setor fintech evoluiu significativamente, não só pela disrução tecnológica como em adoção do mercado. No entanto os desafios dos longos ciclos de vendas e de escalar internacionalmente continuam a necessitar de atenção. A Inteliência Artificial continua a atrair investidores, sublinhando-se o facto de 71% dos fundadores indicarem o seu impacto positivo na eficiência e produtividade do setor”, destaca Mariana Gorjão Henriques, membro da direção da Portugal Fintech.

Segundo o relatório, Lisboa e Porto são os principais centros de fintech para as empresas sediadas em Portugal. Fora de Portugal, surgem como países atrativos para a sede das fintechs portuguesas o Reino Unido, a França e a Espanha.

Fonte: Portugal Fintech Report 2024

Apesar do crescimento, persistem desafios, aponta o relatório. O principal obstáculo na captação de investimento continua a ser a exigência de métricas de vendas e tração (41%), seguido pela capacidade de escalar internacionalmente (21%). Dado o pequeno mercado de Portugal, “é fundamental fortalecer as estratégias de go-to-market internacionais, com suporte em diplomacia económica e na diáspora para superar os longos ciclos de vendas, sobretudo no setor bancário, onde os processos de procurement podem ser demorados”, sugere.

Em 2024, a dificuldade em contratar talento na área tech diminuiu consideravelmente, de 75% para 44%, enquanto os desafios de recrutamento em marketing e vendas aumentaram de 8% para 20%, refletindo uma transição no ecossistema fintech de desenvolvimento de produto para vendas e expansão comercial.

Ǫuando se trata de colaboração com incumbentes, 28% das fintech apontam a disparidade cultural como um obstáculo e 67% referem que as parcerias demoram mais de um ano a serem fechadas. Para acelerar este processo, é essencial melhorar o canal de interação e start-ups com incumbentes, refere o documento,

Além das estatísticas do ecossistema, o relatório explora ainda o papel crescente da IA generativa nos serviços financeiros, com destaque para as suas aplicações na banca, seguros, mercado de trabalho e prevenção de fraudes. São analisadas iniciativas como o SPIN, que permite transferências bancárias usando apenas o número de telefone, o Mydra, uma plataforma focada no impacto da IA nos empregos e o contínuo investimentos da VISA no combate a fraudes nos pagamentos.

O Portugal Fintech Report partilha também “uma lista com curadoria de negócios significativos de fintech que ocorreram em 2023”,
envolvendo empresas sediadas em Portugal ou fundadas por empresários portugueses.

Fonte: Portugal Fintech Report

 

Comentários

Artigos Relacionados