Dean da Católica recebe prémio mundial de inovação social

Filipe Santos foi distinguido pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship com o prémio Social Innovation Thought Leader 2019.
Professor e Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, Filipe Santos, acaba de receber o prémio Social Innovation Thought Leader 2019, atribuído pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, uma organização mundial líder na área do empreendedorismo social, parceira do World Economic Forum.
A atribuição deste prémio reconhece o trabalho académico e de dinamização do setor da inovação social desenvolvido por Filipe Santos durante mais de uma década, que lhe permitiu destacar-se como uma referência no panorama mundial.
A distinção foi anunciada na abertura do “Sustainable Development Impact Summit”, um evento do World Economic Forum, que decorre hoje e amanhã em Nova Iorque, Estados Unidos da América.
“Tenho acompanhado ao longo dos anos o excelente trabalho da Schwab Foundation pelo que é uma honra receber este prémio e um privilégio fazer parte desta comunidade de líderes para o impacto social no mundo. Continuarei a trazer para Portugal os melhores exemplos e projetos de inovação social e contribuir para fazer do nosso país uma referência mundial nesta área, bem como reforçar a posição da CATÓLICA-LISBON como escola de negócios de referência na área do empreendedorismo, inovação social e negócios com propósito”, afirmou o galardoado.
Filipe Santos é professor de Empreendedorismo Social e Dean da CATÓLICA-LISBON, sendo titular da cátedra Fundação Amélia de Mello. Doutorado em Ciências da Gestão, pela Universidade de Stanford, com foco em Empreendedorismo, soma já vários prémios no currículo, conquistados ao longo da sua carreira de docente e de investigador.
A sua investigação sobre empreendedorismo e inovação social tem sido publicada nas mais prestigiadas revistas científicas de gestão. Aliás, refira-se que o seu artigo científico “A Positive Theory of Social Entrepreneurship” é dos mais referenciados a nível mundial. A par das inúmeras atividades em que está envolvido – é também professor visitante no INSEAD – Filipe Santos é ainda coautor do “Manual para Transformar o Mundo”, um guia para empreendedores sociais, editado pela Fundação Gulbenkian. Como empreendedor social, foi ainda cofundador e presidente do IES-Social Business School, em 2009, e cofundador do Laboratório de Investimento Social (atual Maze-Decoding Impact), em 2013. Em 2015 fundou e foi o primeiro presidente da iniciativa pública “Portugal Inovação Social”.
O Dean da CATÓLICA-LISBON é, assim, o primeiro português a ser premiado pela Schwab Foundation que desde 2000 reconhece o trabalho de empreendedores sociais e, mais recentemente, de inovadores sociais que trabalham na academia, empresas ou no setor público.